Mês de maio: mês de José a Maria, mês da família de Nazaré

O início do mês de maio se faz memória litúrgica de São José Operário e se celebra o dia do trabalhador, fato este, que na atual conjuntura, nos leva a recordar a realidade e, especialmente, as dificuldades acerca do mundo do trabalho em tantos países, como a dos jovens e àqueles que se encontram desempregados. Diante disto, voltamos nosso olhar para o testemunho de São José para reavivarmos a nossa esperança de dias melhores para estas famílias.


Maio é também o mês em que celebramos o dia das mães e, entre todas elas, aquela que é a mãe de Deus e nossa, a Virgem Maria, a quem amamos e no Brasil reverenciamos com o título de Nossa Senhora Aparecida. Assim, ao celebrar as mães, nós celebramos a Vida. Vida de trabalho e de doação amorosa no lar. As mães são sinônimo de presença, doação, acolhida, educação e amor incondicional. Por isso, bendizemos a Deus por nossa Mãe Maria e agradecemos o testemunho de tantas mulheres deste nosso Brasil que dedicam e vivem com inteireza a sua vocação materna.


Recordo aqui as palavras do papa Francisco quando numa homilia dizia que Maria está presente no coração, na devoção e, sobretudo, no caminho de fé do povo cristão. “A Igreja caminha no tempo (...). Mas, nesta caminhada, a Igreja procede seguindo as pegadas do itinerário percorrido pela virgem Maria”. O nosso itinerário de fé é igual ao de Maria, por isso a sentimos tão próxima de nós! No que diz respeito a fé, que é o fulcro da vida cristã, a Mãe de Deus partilhou a nossa condição, teve de caminhar pelas mesmas estradas, teve de avançar pelo “caminho da fé”. Nosso caminho de fé está indissoluvelmente ligado a Maria, desde o momento em que Jesus, estava para morrer na cruz, no-la deu como mãe! (Jo 19,27). Estas palavras têm o valor de um testamento, e dão ao mundo uma Mãe. Desde então, a Mãe de Deus tornou-se também nossa Mãe!


Peçamos a São José e à Virgem Maria que nos ensinem a ser fiéis aos nossos compromissos diários, na vivência da fé e na busca mais profunda de uma vida de oração e na harmonia da Sagrada Família. 


Soenia Alves              
 




Galeria


Veja Também

Área restrita




Todos Direitos Reservados 2018