Os Cooperadores Paulinos de todo Brasil celebram a abertura do Ano Jubilar

Com celebrações de norte a sul do país, os Cooperadores Paulinos do Brasil abriram o ano de preparação ao Centenário de fundação da associação dos Cooperadores Paulinos, ligados às congregações da Família Paulina.

Aqui no Brasil, somente as Irmãs Paulinas, Pastorinhas e Pastorinhas têm os Cooperadores Paulinos. Estes são um grupo, ligado à espiritualidade da Família Paulina, composto de homens e mulheres, jovens e crianças, desejosos em assumir a vida e missão do institutito que estão ligados.

No caso dos Cooperadores Paulinos ligados às Irmãs Pias Discípulas, eles são chamados de Amigos do Divino Mestre (ADM). Desde o início da fundação no Brasil (26 de julho de 1956), as Pias Discípulas foram ao encontro de pessoas participantes da vida eclesial. Conforme o costume trazido da Itália, algumas delas se destacavam como “benfeitoras” e se tornavam madrinhas e padrinhos das jovens que o “Senhor da Messe chamava para segui-Lo”. A cada “benfeitor” era entregue o folheto explicativo da missão da Congregação, com destaque ao ministério da “adoração ao Santíssimo”. Os “benfeitores” participavam das festas por ocasião da celebração da Profissão Religiosa. Com o lançamento da “Revista de Liturgia” (ano de 1973), vários destes “benfeitores” se tornaram assinantes e, entre eles, alguns se destacaram como promotores nas comunidades paroquiais, por entenderem que a proposta da Revista era um serviço para formação litúrgica do povo de Deus.  Entre os anos de 1996 a 2002, circulou o Boletim informativo intitulado “Amigos do Divino Mestre” direcionado aos cooperadores da missão e, também, aos familiares das Irmãs e jovens. O Boletim foi republicado, no ano de 2014, como subsídio de acompanhamento à Associação Cooperadores Paulinos - Amigos do Divino Mestre (CP-ADM), anteriormente existente  e os novos participantes. A partir do ano 2013, a Província, colocando em prática a Linha Operativa do 8º Capítulo Geral das Pias Discípulas , criou uma Comissão  para retomar o Estatuto da Associação e elaborar um projeto de constituição de grupos de CP-ADM e formação de seus membros em vista da missão .

Sendo assim, os Amigos do Divino Mestre (ADM) são parceiros na missão das Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre no estado de vida que estiverem. Assumem com a vida o modo e estilo de vida orante, a pastoral litúrgica, a fim de viver a anunciar Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida aonde estão. É uma proposta de comunhão e divisão deste carisma bonito inspirado pelo Bem Aventurado Tiago Alberine ao mundo de hoje.

Abaixo, algumas fotos de Brasília de São Paulo das celebrações de abertura do ano Jubilar dos Cooperadores Paulinos:

 

Cooperadores Paulinos de Brasília

Cooperadores Paulinos de Brasília

 

 




Galeria


Veja Também

O dia 12 de julho é marcado para a Pia Discípula do Divino Mestre porque recorda-se o ...

Saiba Mais
12 de julho: Dia da Aspirante e recordação do aniversário de Madre Escolástica

12 de julho: Dia da Aspirante e recordação do aniversário de Madre Escolástica

Área restrita




Todos Direitos Reservados 2017