Papa Francisco canoniza mártires brasileiros

O Papa Francisco neste domingo (15/10), na Praça São Pedro, preside a celebração da Canonização dos Mártires brasileiros de Cunhaú e Uruaçu: André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e 27 Companheiros. Além dos nossos mártires, o Santo Padre canoniza também três Protomártires do México: Cristóvão, Antônio e João, mortos por ódio à fé, em 1527 e 1529. Na mesma cerimônia, são canonizados ainda o sacerdote espanhol, Faustino Míguez, fundador do Instituto das Filhas da Divina da Divina Pastora,  e o Frade Menor Capuchinho italiano, Ângelo de Acre.

 

Nossos Beatos Mártires André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e 27 leigos foram assassinado, em 1645, em defesa da fé católica, em Cunhaú e Uruaçu (RN).

 

Em 1645, os soldados holandeses, de religião Calvinista, ocuparam o nordeste brasileiro, levando consigo um pastor protestante para convencer os residentes a renunciarem à sua fé católica. Ao chegarem a Cunhaú (RN), onde residiam vários colonos, que trabalhavam nos canaviais, soldados e índios tapuias invadiram a Capela do Engenho de Cunhaú, durante a Missa dominical, celebrada pelo Padre André de Soveral, e os assassinaram em 16 de julho. Aterrorizados com o episódio de Cunhaú, muitos moradores de Natal pediram asilo no Forte dos Reis Magos; outros se refugiaram em lugares improvisados.

 

No dia 3 de outubro, foram levados para as margens do Rio Uruaçu, onde foram massacrados por cerca de 80 índios e soldados holandeses armados. Segundo cronistas da época, o leigo Mateus Moreira teve o coração arrancado pelas costas. Agonizante, Mateus repetia a frase “louvado seja o Santíssimo Sacramento”.

 

Com estes novos santos martirizados, invocamos a intercessão deles para todas as situações de intolerância religiosa. Acompanhamos em especial a Igreja particular presente no estado do Rio Grande do Norte pedindo por todas as situações de pobreza e miséria.




Galeria


Veja Também

A Congregação das Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre no Brasil vive ...

Saiba Mais
Pias Discípulas no Brasil preparam acolhida de nova Superiora Provincial

Pias Discípulas no Brasil preparam acolhida de nova Superiora Provincial

  No início deste ano, precisamente no dia 02 de janeiro, o Santuário Nacional ...

Saiba Mais
Santuário de Nossa Senhora Aparecida lança projeto EU SOU O BRASIL ÉTICO

Santuário de Nossa Senhora Aparecida lança projeto EU SOU O BRASIL ÉTICO

Área restrita




Todos Direitos Reservados 2018