Pias Discípulas no Brasil preparam acolhida de nova Superiora Provincial

A Congregação das Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre no Brasil vive um momento de transição. No final de 2017, iniciamos o processo para troca do governo provincial. A Ir. Marilez Furlanetto foi nomeada como nova superiora provincial (comunicado n.3 do Governo Geral, datado 20/11/2017). As irmãs já indicaram as novas conselheiras. Continuamos a invocar o Espírito de Deus para a consultação que está sendo realizada para nomeação das conselheiras.

 

Na circular de 29 de novembro de 2017, a Ir. Veronice se expressa: "Concluiremos nosso serviço de coordenação da Província no final de janeiro de 2018. Brota em nós um eterno Magnificat pela fidelidade de Deus em nossas vidas. Ele nunca nos abandonou. Agradecemos por todas as experiências vividas e realizadas. Com a colaboração de cada Irmã, noviça, postulante, aspirante, colaborador/a e Amigos do Divino Mestre e tantos parceiros e parceiras, peregrinamos rumo ao nosso objetivo primeiro que é o de sermos Discípulas do Divino Mestre, com tudo o que compreende este nome que já é um programa de vida". Expressamos nossa alegria e gratidão por todo trabalho doado, para edificação do Reino e bem estar das pessoas. Todas as irmãs Pias Discípulas compreendem e valorizam o serviço de liderança que a Ir. Veronice e seu conselho prestaram. Certamente, foi sentido a força comum assimilada de Jesus: os mesmos gestos, os mesmos sentimentos, a mesma mansidão e humildade de coração, no intuito final do serviço ao Pai. Nesta dimensão, abrimos nossos corações para acolher a novidade de Deus pelas novas irmãs que assumirão o próximo triênio.

 

Neste clima de mudanças e continuada na caminhada, as noviças foram admitidas à Primeira Profissão Religiosa: Neideane Alves Monteiro da Província Brasil; Pierenza Mellone da Província Itália. Ambas atualmente pertencem a comunidade de Caxias do Sul, RS. A data da Profissão foi fixada aos 10 de fevereiro 2018: para Neideane Alves Monteiro na comunidade do noviciado de Caxias do Sul - RS no Brasil; para Pierenza Mellone na Itália.

 

A alegria não pára por aí. A vida no instituto passa pela vida das jovens que assumem a caminhada e dão processguimento ao conhecimento mais de perto de Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida. As jovens aspirantes Indianara Cristina da Silva Pereira e Olga T. da Silva Morais foram admitidas ao postulado. Elas ingressarão no postulado no dia 02 de fevereiro de 2018, em Cabreúva/SP (cf. Estatuto 49.1). Nesta etapa, a finalidade é a formação humana, cristã e um discernimento vocacional mais aprofundado. Serão acompanhadas de forma gradual para conhecer o carisma do Instituto e da Família Paulina e para preparar-se ao noviciado (Cf. Plano Geral de Formação).

 

Também as postulantes Antônia Bianca O. dos Santos (Brasil), Jessica Carolina Vallenilla Perez (Argentina), Marilina Anabel Rodriguez Palmeri (Argentina), Sara Bonaccini (Itália) e Samillis Praia de Castro (Brasil) foram admitidas ao noviciado. Ingressarão no noviciado no dia 09 de fevereiro de 2018, em Caxias do Sul/RS. O noviciado é o período da iniciação à vida consagrada como Pia Discípula do Divino Mestre. A noviça é acompanhada de forma gradual para tomar consciência da vocação da Pia Discípula; para experimentar a vida comunitária e a missão específica segundo a Regra de Vida (Cf. Plano Geral de Formação).

 

As junioristas Ir. Danielle Frutuoso de Araújo, Ir. Natali Santos Bertoso e Ir. Romilda Cordeiro Sarmento foram admitidas à renovação dos votos. Para a preparação aos votos perpétuos, as junioristas Ir. Danielle Frutuoso de Araújo e Ir. Selma Cassimiro dos Santos vão participar da comunidade internacional do juniorato em Roma. Para favorecer o aprendizado da língua italiana, experiência em comunidade apostólica e convivência na comunidade de juniorato internacional, o tempo em Roma terá duração de nove meses – de 1º de março à 30 de novembro de 2018.

 

A província no Brasil prepara-se para acolher a visita fraterna ou canônica da Superiora Geral Ir. M. Micaela Monetti e Conselheira Geral Ir. M. Anetta Szczykutowicz. A visita está marcada para o período de 25 de janeiro a 12 de março de 2018.

 

A novidade de Deus passa pelos eventos. A Congregação abre-se para a acolhida amorosa, adaptação à nova organização e, principalmente, pela convicção de caminhar sob os passos de Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida.

 




Galeria


Veja Também

Área restrita




Todos Direitos Reservados 2018