A Assembleia dos Bispos, no ano passado, foi cancelada devido a Pandemia. Neste ano, pela primeira vez, a Assembleia Geral dos Bispos será em formato online. Ela inicia hoje, segunda-feira, 12/04, e vai até sexta-feira (16/04).

Segundo Dom Mário Antônio ao blog da CNBB Norte 1, “a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil está se preparando para realizar a sua 58ª Assembleia Geral ordinária. A Conferência Episcopal achou por bem não adiar por mais um ano a realização da assembleia, mas que ela seja feita de maneira virtual, pois é impossível realizar a assembleia da Conferência Episcopal neste ano de 2021 de maneira presencial, tendo em vista a questão da pandemia. De março do ano passado até este mês de abril, ainda não superamos a pandemia no Brasil. A situação ainda está muito crítica, com vários dias com mais de 4.000 falecidos em 24 horas.”, afirma o segundo vice-presidente da entidade.

Dom Mário Antônio da Silva destaca que “irão discutir assuntos muito importantes e necessários, inclusive sobre as Diretrizes Gerais sobre a Ação Evangelizadora na Igreja do Brasil, o aprofundamento sobre as indicações do objetivo geral, que terá como tema central a Palavra de Deus”. Junto com isso, o bispo diz que “outras discussões muito importantes surgirão no decorrer da semana e que vão ajudar no processo de evangelização, que traz com esse tempo da pandemia novos desafios, sejam eles pastorais e até mesmo econômicos para que a evangelização continue acontecendo”.

Diante da realidade do episcopado brasileiro, formado por mais de 470 bispos, 309 titulares e 160 eméritos, tendo em conta a situação da pandemia no Brasil, “reunir mais de 400 pessoas, bispos e assessores, somando mais de 500 pessoas, num único lugar neste tempo de pandemia, não é sensato, não é atitude responsável”, insiste o segundo vice-presidente da CNBB.  Esse é o motivo para realizar a 58ª Assembleia Geral da CNBB de modo virtual, insiste Dom Mário Antônio, que ainda ressalta o fato de que “são pessoas que vem de muitos lugares do Brasil, ou seja, de todas as dioceses, de todos os nossos estados, e depois retornando para os seus lugares”. Por isso, “assembleia virtual é a melhor atitude de responsabilidade”.

O Bispo de Roraima acrescenta que “desejam, assim, ser um exemplo para as comunidades de que é possível levar adiante o processo de evangelização, de discussões de temas e de coisas que são necessárias hoje através da tecnologia, via internet”. Ele pede o acompanhamento de todos “com as suas orações para que a assembleia, nesta nova modalidade, seja exitosa e que consigam como episcopado enviar para o povo brasileiro mensagens de esperança, de confiança, fortalecendo mutuamente na oração e na solidariedade para superar a pandemia e atender os mais pobres”.

Fonte: http://cnbbnorte1.blogspot.com/2021/04/dom-mario-antonio-assembleia-virtual-e.html

Abaixo, Análise de conjuntura da situação social preparada para esta Assembleia Geral dos Bispos do Brasil:

Deixe um comentário