A Pandemia provocou uma mudança significativa nos compromissos marcados. O Conselho de Instituto das Irmãs Pias Discípulas estava marcado para 2020 na Coreia. Devido a grande crise sanitária que o mundo passou, teve que ser adiada. Agora houve uma adaptação na modalidade que este grande evento vai acontecer.

De 3 a 24 de outubro, as Pias Discípulas do Divino Mestre celebram o Conselho de Instituto de forma online. Com uma programação intensa e adaptada de acordo com os multi fuso-horários, 30 irmãs que exercem o ministério de superioras nos diversos países onde estamos estarão reunidas para tratar, em forma sinodal, assuntos de maior importância para a Congregação e para verificar o desempenho das linhas operativas do Capítulo geral (cf. RV e Dir. 92). Esta assembleia é um organismo de caráter consultivo, composto pelas Superioras de Circunscrição e pelo Governo geral.

O tema da assembleia, “Bem de madrugada, quando ainda estava escuro” (Jo 20,1) acontecerá on-line. O tema descreve bem a situação geral que estamos vivendo – bem de madrugada – e o ambiente no qual estamos imersas – ainda estava escuro –. Caminhamos no crepúsculo matinal com a esperança no coração, porque estamos certas de que Jesus é o Senhor, e é Ele o Caminho, a Verdade e a Vida, razão essencial do nosso ser discípulas missionárias hoje.

O tema nasce de uma inspiração evangélica carismática, olhando para as mulheres que seguiram Jesus de Nazaré, desde a Galileia até Jerusalém, e na sua escola foram curadas e cresceram na doação total de si mesmas (cf. Lc 23,55). Os evangelistas nos contam que Jesus, bem de madrugada, quando estava ainda escuro, costumava retirar-se para rezar (cf. Mc 1,35).

No diálogo filial com o Pai, guiado pelo Espírito de Amor punha-se à escuta para responder a todos aqueles que, mendigos de salvação e de vida, Ele se aproximava cada dia. A oração, é portanto, um espaço interior no qual também nós, do Mestre Jesus, aprendemos a pôr ordem em nossa vida para caminhar nas estradas do mundo, como apóstolas para contribuir à realização plena do Reino de Deus, em nós e ao nosso redor. Este é o melhor modo para preparar-se ao Conselho de Instituto e para acompanhar seus trabalhos, na comunhão, como semeadoras de esperança.

Ir. M. Micaela Monetti, superiora geral, na Circular n. 4, datada de 30 de agosto de 2021, convoca a todos a “preparamo-nos para a celebração online do Conselho de Instituto. Convido todas as comunidades, as jovens em formação, e Amigos e Amigas do Divino Mestre, a unirem-se a nós em oração no tempo de preparação e durante a celebração”. A superiora geral anima: “Sugiro, adotar como oração da Congregação, a Consagração à Santíssima Trindade que se encontra no Livro de Orações Família Paulina (pág.215): para que este evento seja vivido para louvor e glória de Deus e para obter paz à humanidade”.

Oração de Consagração

à Santíssima Trindade

(Lv de Oração da Família Paulina, p. 215)

Ó Trindade divina, Pai e Filho e Espírito Santo, presente e atuante na Igreja e no mais profundo do meu ser, eu vos adoro, vos agradeço e vos amo. E pelas mão de Maria, minha mãe santíssima, eu me ofereço, entrego e consagro inteiramente a vós, nesta vida e na eternidade.

Pai celeste, a vós me ofereço, entrego e consagro como filho (a).

Jesus Mestre, a vós me ofereço, entrego e consagro como irmã e discípula.

Espírito Santo a vós me ofereço, entrego e consagro como “templo vivo” a ser consagrado e santificado.

Maria, mãe da Igreja e minha mãe, vós que viveis na presença da Trindade divina, ensinai-me a viver, por meio da liturgia e dos sacramentos, em comunhão sempre mais profunda com as três Pessoas divinas, a fim de que a minha vida inteira seja um “glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo”. Amém.

Deixe um comentário