Dos dias 22 a 23 de fevereiro de 2020, foi realizado o encontro anual das Junioristas em Cabreúva, interior de São Paulo. Estiveram presentes Ir. Antônia Bianca Oliveira dos Santos, Ir. Jessica Carolina Vallenilla Perez, Ir. Neideane Alves Monteiro, Ir. Natali Santos Bertoso, Ir. Romilda Cordeiro Sarmento e Ir. Samillis Praia de Castro.

Acompanhando o grupo estavam a formadora Ir. Juceli Aparecida Mesquita e Ir. Penha Carpanedo a qual assessorou o encontro e trabalhou o tema: A Liturgia como lugar Teológico. Partindo de uma roda de conversa sobre a música ‘’Eu e a Vida’’, do cantor Jorge Vercillo, foi feita uma analogia entre a música do artista que fala diretamente a vida das pessoas e grupos, que em muitos momentos precisam passar por desafios para se desprenderem, desapegar, esvaziar para crescer e aprender; com a história do povo da Bíblia conduzido por Deus em toda sua história.

Após este momento riquíssimo de partilhas, focou-se na reflexão do Rito como Linguagem presente na liturgia. A assessora lembrou que o rito está presente desde sempre na vida do homem, sendo, assim, ‘’um dado antropológico fundamental, que permeia a vida pessoal, comunitária e social o tempo todo, visto que se encontra nas religiões e culturas e renasce nas culturas modernas’’, mantendo sempre a ligação entre as pessoas, a sociedade e Deus.

Além disso, o rito é ‘’guardião da memória’’, porque ao repetir, o rito faz ‘’lembrar, recordar, ressignificar a vida com esta recordação’’ e é exatamente na raiz dessa lembrança, da memória, que se revela a aliança de Deus e seu povo até chegar em Jesus e nele se cumprir fazendo a vontade do Pai.

Assim, seguiram-se as ponderações e partilhas tornando o encontro dinâmico, descontraído e participativo. Foram dois dias de muito aprendizado para as Junioristas em seu primeiro encontro do ano.

 Houve ainda a acolhida das neo-professas, Irmãs Antônia, Jessica e Samillis, e a despedida das Irmãs Natali e Romilda, que estão no processo de preparação para a profissão perpétua. A preparação será feita em Roma, Itália. Elas farão parte do grupo internacional de Junioristas das Pias Discípulas do Divino Mestre.

O encontro finalizou com a oração, gratidão das junioristas e avaliação dos momentos vividos. As junioristas se posicionaram positivamente quanto a toda a dinâmica do evento e ressaltaram a importância das partilhas, do bem querer, do texto, da convivência e da alegria entre elas.

Deixe um comentário