Na véspera da solenidade de Pentecostes, que se celebra para a Família Paulina Maria Rainha dos Apóstolos, os provinciais das congregações lançam oficialmente a logo que acompanhará o Ano Bíblico que se inicia no dia 26 de novembro de 2020.

Segundo Pe. Valdir José de Castro, ssp, Ir. Anna Caiazza, fsp, Ir. Micaela Monetti, pddm, Ir. Aminta Sarmiento Puentes, sjbp e Ir. Marina Beretti, ap, neste dia que nos unimos em torno a Maria Santíssima, nossa Mãe, Mestra e Rainha dos Apóstolos, é iluminador para se dar a conhecer a oração e o logo que a Comissão Bíblica central preparou para o Ano Bíblico da Família Paulina, que iniciará no dia 26 de novembro próximo, 49º aniversário da eterna Páscoa do Bem-aventurado Tiago Alberione, nosso Fundador. “Confiamos a Maria, Rainha dos Apóstolos, o caminho da Família Paulina durante este Ano Bíblico que estamos prestes a viver, na vida e no apostolado. Ela que foi a primeira discípula, acolhendo em seu ventre o Verbo de Deus, e depois mãe, dando à luz Jesus de Nazaré, guie nossos passos para que a Palavra de Deus se espalhe rapidamente em nós e ao nosso redor, na cultura da comunicação”, escrevem os gerais da Família Paulina.
Nesse sentido, renovando a visão apostólica do Pe. Alberione, aprofundamos a atualidade do que ele nos disse: «Com o termo “edição”, não entendemos apenas um livro: nos referimos a outras coisas. A palavra edição tem muitas aplicações: edição do periódico, edição daqueles que preparam o roteiro para o filme, que preparam o programa para a televisão, que preparam coisas para se comunicar por meio do rádio. “Edidit nobis Salvatorem”, diz a liturgia. A Virgem Maria nos deu o Salvador. Usa o verbo “edidit”. A edição inclui o conceito artístico, o estudo para produzir um objeto que seja ao mesmo tempo litúrgico e artístico. Também inclui o trabalho das Irmãs que se preparam para fazer o catecismo às crianças e depois realmente, na caridade, o explicam.» (Per un rinnovamento spirituale).

Ainda segundo eles, a oração é livremente inspirada no texto escrito pelo Pe. Alberione e publicado em seu livro Leggete le Sacre Scritture (p. 320).

Sobre a marca

O logo se inspira em duas imagens bíblicas: o semeador (Lc 8,4-15) e o atleta (1Cor 9,24). Ambas referências bíblicas indicam uma ação que deve ser feita com profunda responsabilidade e urgência. O semeador deve semear de modo que se possa esperar uma colheita abundante no tempo apropriado. O atleta, depois de se preparar suficientemente, deve vencer a corrida. A combinação destas duas referências nos conduz ao tema do Ano Bíblico da Família Paulina: “Para que a Palavra do Senhor se espalhe rapidamente” (2Ts 3,1).

O logo, evitando distrair o observador, utiliza formas e cores simples. O semeador, desenhado em posição de movimento e inclinado para frente, lança com sua mão 10 sementes que simbolizam os 10 componentes da Família Paulina. As diferentes dimensões e direções das sementes indicam as diversas capacidades e esferas sociais nas quais eles são chamados a plantar a si mesmo. O vermelho, por outro lado, é a cor universal do zelo e da paixão. É a cor do sangue que nos impulsiona a fixar o nosso olhar sobre um objetivo, neste caso que a Palavra do Senhor possa ser amplamente difundida.

Deixe um comentário