Neste dia 19 de outubro, recordamos a memória litúrgica do Bem-Aventurado Timóteo Giaccardo, primeiro presbítero paulino. Ele nasceu em Narzole (Cúneo, Itália), no dia 13 de junho de 1896. Morreu em 24 de janeiro de 1948, Roma. Foi declarado Venerável em 9 de maio de 1985. Em 22 de outubro de 1989, foi beatificado, em Roma. A sua Memória Litúrgica, como recordamos, é hoje, dia 19 de outubro.

Com escreve Pe. Sílvio Sassi, Ex-Superior Geral da Pia Sociedade de São Paulo, a vida de Pe. Timóteo foi comum, feita de alegrias e esperanças, de fatigas e preocupações, de dúvidas e de muita fé, à medida que nele ia-se aclarando, sob a guia de Pe. Alberione, o sentido de sua vocação ao apostolado da boa imprensa, que logo abraçou com entrega total. Ansiedade plenamente justificada, tratando-se de um novo estilo de missão na Igreja.

A figura de Pe. Timóteo aparece em sua estatura de homem de Deus, consagrado inteiramente à missão da Sociedade de São Paulo, como sábio guia espiritual e suscitador de energias apostólicas, formado na obediência ao Fundador, o qual não hesitou em reconhecer que confiava mais nele do que em si mesmo.

O selo da santidade, que a Igreja reconheceu em Pe. Timóteo Giaccardo com a beatificação, o inscreve como cabeça de lista e primeiro paulino no quadro dos que fazem da evangelização medial e digital sua razão de vida.

Pe. Timóteo Giaccardo recebeu a ordenação presbiteral aos 23 anos, aos 19 de outubro de 1919, portanto neste dia é o 102º aniversário de sua ordenação; foi o Primeiro Sacerdote Paulino; foi o Primeiro Vigário Geral da Congregação dos Padres e Irmãos Paulinos; há 32 anos foi o Primeiro Paulino a ser Beatificado no dia 22 de outubro de 1989 por São João Paulo II; foi o Primeiro Sacerdote da Igreja Católica ordenado especificamente para o ministério dos meios de comunicação social.

Oração

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, que concedestes ao bem-aventurado Timóteo Giaccardo o dom de viver o Evangelho de forma heroica, buscando acima de tudo o Reino de Deus, na alegria da castidade, pobreza e obediência, inteiramente dedicado à comunicação de Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, nas pegadas de São Paulo e do Bem-aventurado Tiago Alberione: vos peço para glorificá-lo concedendo-me esta graça (Pedir as graças de que necessita). Bem-aventurado Timóteo Giaccardo, confio na sua intercessão. Amém.

Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

Ó Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tende piedade de nós.

Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.

São Paulo Apóstolo, rogai por nós.

De todo o pecado, livrai-nos, Senhor.

E como rezamos na Oração depois da Comunhão, digamos com fé: “Senhor, a intercessão do Bem-aventurado Timóteo Giaccardo nos ajude a progredir a cada dia na doação ao vosso serviço”, anunciando o Evangelho na cultura da comunicação.

Texto de: Pe. Antônio Lúcio, ssp, Secretário Provincial do Padres e Irmãos Paulinos, São Paulo, 19 de outubro de 2021

Deixe um comentário