Entre os meses de abril a julho, as Irmãs Terezinha Lubiana e Veronice Fernandes, Pias Discípulas do Divino Mestre realizaram uma missão litúrgica e vocacional nas cidades de Pirangi/SP, Tupãssi e Diocese de Toledo/PR, Espigão do Oeste/RO, Ji-Paraná/RO, Rolim de Moura/RO e Cacoal/RO.

Foi um momento de graça e alegria para elas e para as pessoas que participaram destes eventos promovidos nestas cidades.

A Sacrosantum Concilium orienta que “É desejo ardente na mãe Igreja que todos os fiéis cheguem àquela plena, consciente e ativa participação nas celebrações litúrgicas que a própria natureza da Liturgia exige e que é, por força do Batismo, um direito e um dever do povo cristão, ‘raça escolhida, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido’ (1 Pd. 2,9; cfr. 2, 4-5)” (n.14). Para chegar a este objetivo é necessário máximo empenho na formação litúrgica.

Foi com o intuito de oferecer esta formação ao povo de Deus, que os párocos e equipes de liturgia das paróquias das cidades supracitadas, proporcionaram a missão litúrgica. Eram encontros de formação com diversos grupos: equipes de liturgia, ministros/as da Palavra e da Comunhão Eucarística, ministros/as do canto e música, catequistas e membros das comunidades que buscam um maior aprofundamento litúrgico. Marcou os momentos de oração o Ofício Divino, celebrado de manhã. Entre as atividades proporcionadas, os retiros com grupos de catequizandos da iniciação cristã foram também momentos de graça e de encontro com Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida.

A missão vocacional foi feita com grupos de jovens, crismandos e catequizandos da 1ª eucaristia, que aprofundaram o tema “Quem é Jesus”. Após a exposição do tema, os jovens e adolescentes participaram ativamente das dinâmicas realizadas em grupos.

Houveram também atividades nas escolas, com alunos do ensino médio e fundamental, com pais e professores. O trabalho se ampliou com a participação das escolas. Os assuntos foram mais no âmbito da vida humana. O sentido da vida, valores e autoestima foram os temas tratados. Os participantes puderam contribuir com suas falas, experiências e buscas.

Madre Escolástica, primeira Pia Discípula do Divino Mestre

Deixe uma resposta