No dia 9 de fevereiro do 2022, aconteceu a renovação dos votos religiosos das junioristas Ir. M. Antônia Bianca Oliveira dos Santos, Ir. M. Neideane Alves Monteiro e Ir. M. Jessica Carolina Vallenilla Pérez, na Capela da Comunidade Madre Escolástica – Casa Provincial, em São Paulo. A celebração Eucarística foi presidida pelo Pe. Sílvio Ribas, ssp, e contou com a participação do governo provincial, da comunidade local e algumas Irmãs e postulantes das comunidades de São Paulo. Toda a Província esteve em comunhão de oração e fraternidade com as nossas junioristas.

Nesta linda celebração, nossas junioristas renovaram os votos religiosos de Pobreza, Castidade e Obediência para bem viver o seguimento a Jesus Mestre e Pastor, Caminho, Verdade e Vida, segundo o carisma específico das Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre. Foi um dia de oração para renovar o chamado, fortalecer a vocação e a entrega e de apresentar nossa gratidão a Deus pelo dom da vocação.

As Irmãs Junioristas estão inseridas em nossas comunidades apostólicas e empenham-se em percorrer o caminho de santificação e de apostolado num projeto comum, no exercício da corresponsabilidade. A cada ano, elas são chamadas a renovar os votos religiosos. É uma possibilidade abrir-se mais para crescer na identidade carismática e reforçar o sentido de pertença à nossa Congregação Religiosa das Pias Discípulas do Divino Mestre.

Segundo alguns trechos de escritos de tradição carismática, Apontamentos às Pias Discípulas (APD), que são compilados de homilias do Primeiro Mestre às Pias Discípulas, o Bem-Aventurado Tiago Alberione, se expressa assim sobre a renovação dos votos religiosos:

APD 1956,113: “E quando se faz a profissão religiosa o sacerdote diz: ‘E eu, em nome do Senhor, se você for fiel, lhe prometo, o cêntuplo e a vida eterna’ (cfr Mt 19,29). Possuirá a vida eterna. E esta promessa Jesus a fez aos apóstolos e ressoa para todos aqueles que entendem dedicar-se ao amor de Jesus, à imitação de Jesus”.

APD 1956,400: “Quanto mais a profissão é feita inteiramente, é vivida inteiramente, tanto mais se possuirá a eterna sabedoria, a eterna bondade, o gozo eterno ou seja, a visão de Deus será mais profunda, a posse de Deus mais plena, o gozo de Deus mais alegre, mais beatificante; em proporção das nossas renúncias haverá a conquista. E logo: o voto de pobreza é a maior riqueza, como o voto de castidade é o maior amor e o voto de obediência é a maior liberdade. E então, eis: o prêmio”.

APD 1956,483: “Toda a vida é conformada, não só, mas é plasmada, é vivida neste amor a Jesus Mestre Caminho, Verdade e Vida, (…) é exatemente segundo a expressão dita na profissão: uniformar a minha vida às presentes Constituições”.

APD 1956,669: “A perfeição do amor de Deus tem-se quando se chega à amizade, à amizade com o Senhor. E amizade, o que significa? Amizade significa intercambio de dons, reciprocidade, isto é, enquanto Deus se doou a nós, doarmo-nos nós a ele. Intercambio de dons. Deus que se doa a nós, todo; na comunhão Jesus se doa a nós, como é, Filho de Deus encarnado. E é exatamente a    irmã que se doa toda a Jesus nos santos votos; não quer mais outro amor senão o amor de Jesus. Ela pode dizer de verdade: Jesus, você é todo meu, e eu sou toda sua. Este é o sentido da profissão”.

APD 1958,54: “A profissão é para ser vivida, não tanto a expor-se, recitar uma fórmula, é preciso que a profissão seja vivida”.

APD 1958,244: “A profissão se vive: “Para a honra da Santíssima Trindade, de Jesus Cristo, Divino Mestre, de Maria, Rainha dosi Apóstolos, de são Paulo apóstolo”? Existem as três devoções no coração? E “para a santificação da alma e do próximo”? Existem estes dois fins que guiam todo o dia? E “com a ajuda da graça divina”, porque, se é necessária a graça para observar os mandamentos, é preciso muito mais graça para observar os conselhos; portanto, mais oração. Pois a força e o centro: “ofereço, entrego, consagro toda mim mesma a Deus; e faço os santos votos de obediência, castidade e pobreza segundo as Constituições”, etc.. Isto significa: viver toda a vida comum, não somente à mesa porque se come a mesma sopa, mas união de espíritos, de mentes, de ações, de costumes, de horários, de piedade, etc”.

APD 1959,26: “Vocês alcançarão maior luz, aumento de graça e uma orientação total do espírito, do coração, para o Senhor a fim de que a Profissão seja verda-deira, veraz, enquanto manifesta os sentimentos da alma: entrego-me toda, toda consagro-me ao Senhor, tudo lhe ofereço, sim. Que seja verdadeiramente “tudo”, isto é, a mente, o coração, a vida, a saúde e todas as qualidades, todas as faculdades, todas as habilidades que existem em cada uma. Seja, então, uma Profissão realmente respondente às palavras, que os sentimentos acompanhem, aliás, os sentimentos sejam como o que inspira a Profissão, as palavras da Profissão”.

APD 1959,64: “Da parte de vocês: “Toda me ofereço, entrego e consagro”. Já que o Senhor deu-se todo a nós, nós respondemos: “E eu entrego-me todo ao Senhor, todo”. Isto significa: amar o Senhor com toda a mente e com todo o coração e com todas as forças, durante toda a vida, sim, até ao extremo momento, até que, depois o amaremos perfeitamente no céu. O dom total. A força do amor está exatamente naquele “todo” de modo a nada reservar para nós. De modo a, primeiro, encher a nossa mente da santíssima doutrina que Jesus Cristo ensinou ao mundo e raciocinar conforme a ela; encher de Jesus todo o nosso coração, o mesmo amor, tanto que o nosso coração se torne o coração de Jesus, ou que seja substituído pelo coração de Jesus, sempre voltado para a glória do Pai celeste, sempre voltado para as almas, o tesouro de Jesus; e depois, toda a atividade, todo o tempo da vida, todas as energias, todas as faculdades, os sentidos externos, o corpo, tudo. Tudo, inteiramente. Responder a Jesus que se entregou todo a nós, ele deu-se a si mesmo”.

As junioristas iniciaram o seu encontro anual no dia seguinte, 10/02, e terminarão no dia 13/02. Permaneçamos unidas às nossas jovens Irmãs.

Veja algumas fotos:

Deixe um comentário