Depois da formação inicial que perpassa pelo aspirantado, postulantado e noviciado, a jovem faz a opção de professar os votos de pobreza, castidade e obediência, como fizeram as jovens Samillis e Bianca, neste último dia 09/02/2020.

A jovem o faz por 6 anos consecutivos. A profissão pública dos votos é feita a cada ano, com a celebração das jovens em suas comunidades. Este período é chamado de juniorato.

A professa de votos temporários, como é chamada a juniorista pelas constituições das Pias Discípulas, é inserida em uma comunidade apostólica e empenha-se a percorrer o caminho de santificação e de apostolado num projeto comum, no exercício da corresponsabilidade. A jovem pode colocar-se nesta abertura à evangelização, abrindo-se a novos horizontes e respondendo ativamente aos desafios da igreja particular com a sua vida colocada a serviço (cf. RV 59).

À professa de votos temporários deve crescer na identidade carismática e no sentido de pertença ao Instituto (cf. RV 60), colaborando para o sim definitivo ao final deste período formativo, para os votos perpétuos.

Neste último dia 09/02, em uma celebração Eucarística presidida pelo pelo Pe. Silvio de Oliveira Ribas, paulino, na Comunidade Timóteo Giaccardo em São Paulo, renovaram os votos as junioristas Pias Discípulas do Divino Mestre: Ir. Maria Natali Santos Bertoso, Ir. Maria Neideane Alves Monteiro e Ir. Maria Romilda Cordeiro Sarmento.

Ir. Maria Kelly Silva de Oliveira, coordenadora da comunidade, foi a delegada da superiora geral para receber os votos. É um momento forte da caminhada destas irmãs e de toda Igreja que acolhe o sim generoso de cada uma. As irmãs agradecem a todas às pessoas, que estiveram unidas a elas neste dia especial. 

As irmãs Natali e Romilda já se colocam no processo de preparação para a profissão perpétua. Elas farão parte de um grupo internacional que reúne todas as jovens de todos os países onde as Pias Discípulas estão e há junioristas. Esta preparação será feita em Roma, Itália.

Nossa comunhão com todas as jovens que se colocam no seguimento mais de perto de Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, invocando sobre elas a graça da fidelidade.

Deixe um comentário