Desde o início da fundação no Brasil (26 de julho de 1956), as Pias Discípulas foram ao encontro de pessoas participantes da vida eclesial. Conforme o costume trazido da Itália, algumas delas se destacavam como “benfeitoras” e se tornavam madrinhas e padrinhos das jovens que o “Senhor da Messe chamava para segui-Lo”.

A cada “benfeitor” era entregue o folheto explicativo da missão da Congregação, com destaque ao ministério da “adoração ao Santíssimo”. Os “benfeitores” participavam das festas por ocasião da celebração da Profissão Religiosa. Com o lançamento da “Revista de Liturgia” (ano de 1973), vários destes “benfeitores” se tornaram assinantes e, entre eles, alguns se destacaram como promotores nas comunidades paroquiais, por entenderem que a proposta da Revista era um serviço para formação litúrgica do povo de Deus.

Entre os anos de 1996 a 2002, circulou o Boletim informativo intitulado “Amigos do Divino Mestre” direcionado aos cooperadores da missão e, também, aos familiares das Irmãs e jovens. O Boletim foi republicado, no ano de 2014, como subsídio de acompanhamento à Associação Cooperadores Paulinos – Amigos do Divino Mestre (CP-ADM), anteriormente existente  e os novos participantes.

A partir do ano 2013, a Província, colocando em prática a Linha Operativa do 8º Capítulo Geral das Pias Discípulas , criou uma Comissão  para retomar o Estatuto da Associação e elaborar um projeto de constituição de grupos de CP-ADM e formação de seus membros em vista da missão .

Em novembro deste mesmo ano, foi realizado o primeiro encontro. Estando presentes vinte e dois leigos e leigas, provindos dos estados do AM, DF, ES, MG, RJ, RS e SP. Após tomar conhecimento da missão do Cooperador Paulino Amigo do Divino Mestre; e da espiritualidade, vida e missão da Pia Discípula do Divino Mestre, os participantes aceitaram continuar o caminho formativo.

A partir deste encontro foram criados Núcleos acompanhados por uma ou duas irmãs. Hoje , estes Núcleos estão presentes nas localidades onde há Comunidade das Pias Discípulas do Divino Mestre.  No entanto, existem também outros Núcleos e membros onde as Irmãs marcam presença temporária em consequência da missão .

A Província assumiu um caminho de formação para os CP-ADM, realizando encontro bienal em nível nacional e encontros periódicos nos Núcleos. O conteúdo formativo é realizado conforme o pensamento do Fundador e de seus colaboradores (especialmente a Venerável Madre Escolástica e o Bem-Aventurado Timóteo Giaccardo), e as exigências da Igreja, na visão de conjunto da Família Paulina, com ênfase no carisma específico das Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre.

Atualmente, em vista do Centenário da Associação dos Cooperadores Paulinos contamos com a graça divina para levar adiante esta obra do Bem aventurado pe. Tiago Alberione, Fundador da “admirável Família Paulina”.

Estamos abertas para acolher mais pessoas que sentem no coração o desejo de seguir o projeto de Jesus Cristo, colocar seus dons a serviço e se integrar em um grupo de cooperadores. Visite nossa página no facebook e entre em contato com o núcleo mais próximo ou pelo e-mail [email protected]