“A voz da mulher nos ministérios da Igreja: Um diálogo sinodal”

Entre os dias 07 a 10 de julho de 2024, o segundo grupo das Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre, província do Brasil, se reuniu para vivenciar a 26º Semana de Formação Intensiva, com o tema: “A voz da mulher nos ministérios da Igreja, um diálogo sinodal”.

As Irmãs Penha Carpanedo e Veronice Fernandes, foram as facilitadoras gerais do encontro e nos ajudaram com as  reflexões bíblicas nas rodas de conversas programadas após as explanações via Meet com Ir. Regina Cesarato, pddm e Joseph Oberto pddm, da Província Itália.  Igualmente nos ajudou de modo online, com seu amplo conhecimento litúrgico, bíblico e pastoral, Pe. Patrick Brandão, da Diocese Duque de Caxias-RJ e de modo presencial a Ir. Helena Ghiggi, pddm.

Nos primeiros dias, refletimos com Ir. Regina C. o texto bíblico de Gênesis 1, 1-2, 4ª e 2, 4b-25; Êxodo 1,15-2,10 e sobre as mulheres discípulas no evangelho de Lucas 8, 1-3.  Presencialmente com  Ir. Helena Ghiggi, pddm, vimos sobre Os ‘’Ministérios das Mulheres nas Comunidades Paulinas’’ e o quanto São Paulo, Apóstolo, às acolhia e integrava com o mesmo valor e igualdade  aos homens das comunidades.

Com a assessoria de Pe. Patrick, Doutor em Sagrada Teologia pelo Instituto Santa Justina em Padova, Itália, refletimos sobre o ‘’Ministério na Igreja, antes do Vaticano II e mudança de paradigma com o Vaticano II’’ e também ‘’ A prática da Igreja na América Latina e especificamente no Brasil. As mudanças com Papa Francisco (Spiritus Domini-mudança no CDC, Antiquum Ministerium: mudança no rito do lava-pés).

Por vez, com grande entusiasmo, nos ajudou nesse estudo, Ir. Joseph Oberto (pddm), abordando sobre os ‘’Ministérios das PDDM na Igreja, recebido do Pe. Alberione, com destaque às figuras femininas: Escolástica e Tecla’’

Bendizemos a Deus por este retorno das nossas semanas de formações intensivas, em modo presencial, pós-pandemia e pela alegria do encontro com cada irmã que veio participar desta 26º semana de formação, em que pudemos rezar, conviver, partilhar, estudar e interagir juntas no mesmo projeto de formação e missão apostólica para melhor servir na Igreja de Cristo e com o seu povo.

Deixe um comentário