Desde o dia 14 de outubro na casa recanto São José em Belo Horizonte- MG, está acontecendo a 36ª semana de liturgia, com o tema: LITURGIA, ORAÇÃO DA IGREJA. O encontro finaliza dia 18/10, ao meio-dia, com o almoço.
O grupo é composto por 132 pessoas, vindo de várias partes do Brasil. Conta com a participação de três assessores da CNBB: Música liturgica (Pe. Jair Oliveira) espaço ( Raquel Tonini Rosenberg Schneider) e pastoral (Luis Felipe Marques). É a primeira vez que o encontro não é realizado no estado de São Paulo. Neste ano, a 36ª Semana de Liturgia se realizou no Recanto São José, das Irmãs Franciscanas Alcantarinas, situado na rua Júlio de Castilho, 561, Betânia, Belo Horizonte/MG.
É um evento que nós, Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre, participamos como equipe organizativa e também fazendo parte do grupo participante.
36ª Semana de Liturgia: “Liturgia, Oração da Igreja”.
Como preparação para o ano jubilar em 2025, o Papa Francisco sugere um período de preparação centrado nas quatro Constituições Conciliares do Vaticano II. O ano de 2023 foi marcado pela redescoberta dos ensinamentos do Concílio, enquanto 2024 será dedicado à oração.
O Papa expressou seu desejo de que as comunidades cristãs ao redor do mundo reflitam sobre os documentos conciliares: Dei Verbum, Sacrosanctum Concilium, Lumen Gentium e Gaudium et Spes. Segundo Francisco, essas Constituições e o magistério dos últimos anos continuarão a guiar o povo de Deus em sua missão de disseminar o Evangelho.
Para apoiar essa preparação, o Dicastério para a Evangelização lançou, globalmente e no Brasil por meio das Edições CNBB, 34 volumes intitulados “Cadernos do Concílio”, dos quais 9 são dedicados à Liturgia. Essa iniciativa coincide com a celebração dos 60 anos da Sacrosanctum Concilium e o lançamento da 3ª edição do Missal Romano, considerado o livro oracional fundamental da Igreja.
O Centro de Liturgia D. Clemente Isnard e a Rede Celebra, em sintonia com o convite do Papa, propõem para a Semana de Liturgia de 2024 o tema “Liturgia, a Oração da Igreja”. Francisco enfatiza que a liturgia pós-conciliar é a única Lex Orandi da Igreja, uma expressão da oração de Cristo e um impulso para a missão evangelizadora e o cuidado com os necessitados.
A 36ª Semana de Liturgia visa proporcionar aos participantes um reencontro com a dimensão orante do Povo de Deus, que expressa o único sacerdócio de Cristo. A comunhão na oração, o louvor e a adoração buscam revitalizar a tradição cristã, situando a comunidade diante de Deus e reacendendo o amor e a esperança em um mundo carente de fé. Cada gesto e oração levará os participantes ao centro da fé, o Mistério Pascal de Cristo, promovendo um reencontro com a vocação de cada batizado.