Desde 1981, a Arquitetura do Apostolado Litúrgico está a serviço das comunidades eclesiais com o objetivo de tornar os espaços litúrgicos celebrativos revelação do mistério de Cristo e da Igreja, expressando as aspirações e a busca de Deus por parte da comunidade local.

Na elaboração de nossos projetos arquitetônicos de construção, reforma, interiores e vitrais, bem como o desenho e execução de painéis artísticos, procuramos seguir as diretrizes elaboradas pelo Concílio Vaticano II, de acordo com as quais a arte sacra deve “visar à beleza nobre, mais do que à suntuosidade” e que “as novas igrejas devem ser apropriadas às celebrações litúrgicas com a participação dos fiéis” (SC 124).

No meio desta exigência diária de fazer avançar o bem, a evangelização jubilosa torna-se beleza na liturgia. A Igreja evangeliza e se evangeliza com a beleza da liturgia, que é também celebração da atividade evangelizadora e fonte de um renovado impulso para se dar” (EG 24).

Por meio da elaboração de projetos, cursos e palestras sobre o espaço celebrativo e da assessoria litúrgica, desejamos contribuir para que toda obra de arte se destine para a glória de Deus e edificação dos fiéis.

A Arquitetura do Apostolado Litúrgico acredita que a verdadeira beleza, se estiver a serviço da liturgia, pode revelar, com aquilo que é, o mistério de Deus. A liturgia necessita da arte porque necessita do envolvimento do homem todo, o homem que cria, que transfigura, que expressa. Se for colocada em evidência, a necessidade deste mistério de revelação, aí se intui a diferença entre uma obra religiosa não apta para a catequese e a arte que pode ser ministra na liturgia.

Além dos projetos arquitetônicos, o setor de Arquitetura do Apostolado Litúrgico é responsável de elaborar todos os desenhos de novos produtos do Apostolado Litúrgico. É um serviço responsável para garantir que realmente cada objeto, cada veste, seja portador da mensagem de Deus. Nada é feito apenas pelo belo pelo belo. Tudo tem o seu sentido mais profundo e significativo, que realmente evangeliza e transforma.

Conheça os projetos e trabalhos da Arquitetura do Apostolado Litúrgico:

NOSSO SUCESSO VEM DE UM COMPROMISSO

“A liturgia necessita da arte porque necessita do envolvimento do homem todo, o homem que cria, que transfigura, que expressa. Se for colocada em evidência, a necessidade deste ministério de revelação, aí se intui a diferença entre uma obra religiosa, não apta para a catequese e a arte que pode ser ministra na liturgia.”

Enzo Bianchi

REFORMAS CONTEMPLADAS PARA PENETRAR AS REALIDADES ESSENCIAIS

“A Igreja não é um conjunto de coisa e de interesses, mas é o Templo do Espírito Santo, o Templo no qual Deus trabalha, o Templo no qual cada um de nós com o dom do Batismo é pedra viva.”

Papa Francisco

PARA QUE TUDO FALE DE DEUS

Tudo aquilo que está a serviço da comunidade deve ser feito não para glorificar a si mesmo com preciosismos e rebuscamentos. Também não é o caso de transcender a realidade pessoal e o que somos para poder trabalhar com o espaço sagrado. Buscar em tudo o essencial, através das formas puras, que nunca passam com o tempo.”

Ir. Laíde Sonda

DESIGN DE INTERIORES QUE FALE AO CORAÇÃO

“Somente quando Deus falou é que começou a ser transmitida sua Palavra; somente quando Deus se tornou visível é que pôde ser transmitida sua imagem. Assim como a Sagrada Escritura começa com a Revelação de Deus, assim a iconografia se inicia com a encarnação de Deus.”

P. Gabriele Bragantini

QUE AS CORES E LUZES TRANSMITAM O SAGRADO

“Os vitrais são as escrituras divinas, que na igreja manifestam a clareza do verdadeiro sol, isto é, Deus e ao mesmo tempo iluminam o coração dos fieis.”

Durando di Mende

CONDUZIR TUDO E TODOS PARA CRISTO

Tornamos fácil e prático projetar e construir o melhor espaço litúrgico que se adapte ao estilo de vida, propriedade e orçamento da comunidade. A Arquitetura do Apostolado Litúrgico elabora projetos com conhecimento de causa e habilidade técnica. A nossa primeira prioridade é exceder as expectativas dos nossos clientes e proporcionar uma experiência do Sagrado através dos espaços feitos.

Conheça as irmãs e colaboradores desta missão:

IR. LAÍDE SONDA

Campos de especialização: Arquiteta, Iconógrafa
Formação: Mestre em Arquitetura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
Experiência na Área: Mais de 30 anos de experiência

A Irmã Laíde Sonda é religiosa das Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre.

Ela é arquiteta formada pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Projetou e construiu várias Igrejas e capelas pelo Brasil, participando também do projeto de conclusão da Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

Atuou como Assessora Nacional da CNBB no setor Espaço Litúrgico.

Ir. JEYDJANE GOMES

Campos de especialização: Arquiteta, Iconógrafa
Formação: Bacharel em Arquitetura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
Experiência na Área: 10 anos

Ir. Jeydjane Gomes é religiosa das Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre.

É formada em Arquitetura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Há 10 anos colabora neste setor do Apostolado Litúrgico.

IR. KELLY DE OLIVEIRA


Campos de especialização: Acompanhamento de construção, desenvolvimento de projetos, Iconógrafa.
Formação: Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
Experiência na Área: 14 anos

Ir. Kelly de Oliveira é religiosa da congregação Pias Discípulas do Divino Mestre.

Ela é Engenheira Civil. Projeta e estudante de Arte na USP.

Pinta os ícones feitos pelo Setor de Arquitetura.

Está há 14 anos trabalhando neste setor.

ARQUITETURA DO APOSTOLADO LITÚRGICO:

ARTE E BELEZA A SERVIÇO DA LITURGIA

Informações de Endereço/Contato

Arquitetura do Apostolado Litúrgico.

Rua Conselheiro Crispiniano, 109
SOBRELOJA
01037-906   São Paulo – SP
Telefone: (11)3120-3264
Celular/WhatsApp: (11) 98333-6749
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário