Em 10 de fevereiro de 1924, memória litúrgica de santa Escolástica, o Bem-Aventurado Tiago Alberione inicia, em Alba (Itália), a Congregação das Pias Discípulas do Divino Mestre. Escolheu a jovem Orsola Rivata (1897-1987) para ser sua colaboradora em Cristo. Chama-a com o nome de Escolástica, que significa “discípula” e lhe confia a primeira comunidade de Irmãs.

Neste ano de 2022, celebramos 98 anos de presença no mundo. A gratidão à Deus e às pessoas é imensa. Na nossa Regra de Vida n. 3 fala da “experiência eucarística que o seminarista Tiago Alberione vive na noite de passagem entre os dois séculos (1900-1901)”. Este foi um momento decisivo para a missão específica e o espírito particular no qual nasceria a Família Paulina.

Rezando naquela noite, a frase bíblica escrita no sacrário “Vinde a mim todos”, foi um convite evangélico que o obrigou a preparar-se para fazer algo para o Senhor e para toda a humanidade do seu tempo, unificando tudo em Cristo Mestre, Caminho, Verdade e Vida.

Quando ressoa a hora de Deus, padre Alberione dedica-se totalmente ao apostolado da Imprensa, confirmando o chamado à evangelização nas fronteiras inexploradas do mundo da comunicação.

Aberto aos sinais dos tempos, associa a mulher na diversidade e na complementariedade dos carismas, para a vida e missão da Igreja.

Considerando a situação religiosa do mundo, a partir de 1908 começa “a rezar e a pedir orações” para o nascimento de uma Família religiosa “toda de Jesus Divino Mestre presente no Mistério eucarístico”.

A nossa Congregação se torna memorial desta experiência caristmática do Fundador: reza e trabalha para que a humanidade acolha, escute e ame Jesus Mestre, Pastor e Salvador.

Deixe um comentário