Neste final de setembro, aconteceu um retiro com o objetivo e temática de oração pela escrita do Ícone. Iconografia é uma palavra de origem grega. “Icono” vem de eikon, que significa imagem ou ícone, e graphia pode ser traduzida como escrita. Etimologicamente iconografia significa escrita da imagem. A iconografia estuda a origem das imagens, e como elas são expostas e formadas. E é isto mesmo que se representa na iconografia cristã.

Tudo tem sentido: cores, traços, luzes. O ícone não é um simples desenho, mas uma escrita da experiência de Deus representada em forma de linguagem visual.

Este curso foi ministrado pela Ir. Goretti Medeiros, formada em artes e religiosa das Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre. Ela recebeu o convite deste grupo. Este retiro está sendo realizado no bairro da Torre em Recife na casa geral das Irmãs Franciscanas do Bom Conselho. São 10 participantes: 5 leigos e 5 religiosos, dentre eles um presbítero religioso e outro diocesano e três religiosas, duas são franscicanas e uma irmã é do Carmelo de Propriá- Sergipe.

O próximo curso acontecerá no Apostolado Litúrgico de São Paulo nos dias 11 a 20 de novembro. Serão 7 dias de encontros: 11 a 14 e 18 a 20 de novembro. Para este primeiro curso as vagas serão limitadas a 5 participantes, devido ao espaço físico. O investimento para este evento será de R$ 1500,00, já com todo material incluso. Se tiver desejo de participar, fique atento ao site e redes sociais do Apostolado Litúrgico para a abertura das inscriçõs para o curso.

Deixe um comentário