Na Solenidade da Anunciação do Senhor, 25/03/2022, o noviciado Pan-Americano, com sede no Brasil, celebrou a entrada no período formativo do Noviciado. Assim, nossa Congregação acolheu hoje da Delegação Colômbia Equador: as noviças Ornilse Domico Domico e Yina Marcela Motta Garcia; da Província Brasil, a noviça Kaina Barbosa da Silva; e da Província do México, as noviças Doriapaulina Leon Lepe e Katerin Yuleth Nulutahua Toledo.

Estavam presentes à entrada do Noviciado a provincial do México, Ir. M. Sara Beatriz Serrano Garcia; a provincial do Brasil, Ir. Marilez Furlanetto; a Mestra do Noviciado, Ir. M. Luciana Tonon; as Irmãs que compõem a Comunidade do Noviciado; e outras Irmãs convidadas.

A entrada do Noviciado se deu durante a celebração da Manhã, com o Ofício da Solenidade da Anunciação de Maria. Após a celebração, a festa continuou com o café da manhã e a entrega de alguns presentes das comunidades e mensagens. Como o noviciado é Pan-Americano, as mensagens e presentes vieram também da Colômbia/Equador e do México. Foi um momento descontraído, de alegria.

Durante este segundo momento da festa, foi lido para as noviças a primeira meditação do Pe. Timóteo Giaccardo, que acompanha todo o período canônico do Noviciado.

As noviças ficaram animadas e muito contentes nesta primeira celebração que marca o período do Noviciado. Rezamos com as nossas queridas jovens que se propõe ao seguimento de Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, conhecendo mais de perto o carisma específico das Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre.

Meditação – 25 de abril de 1943

Bem-Aventurado Pe. Timóteo Giaccardo, ssp

Nossa Senhora nos faz viver na fé, como anjos na visão de Deus, isto é, porque nos nutrimos do mesmo pão: Deus.

Maria é como a nascente de um rio, como uma fonte de água viva. Ela é chamada de bom conselho porque forma o intelecto, ou seja, a maturidade do discernimento. Ela nos fala por meio de quem nos acolheu na Congregação. De fato, a Sagrada Escritura diz: “Vinde a mim e escutai-me, vos ensinarei o temor do Senhor”.

Precisa abrir bem os ouvidos do coração para escutar sua voz. Uma pergunta: todas cumpriram realmente este mês de noviciado? Ou seja, todas estão abertas ao Senhor? Vocês estão confirmadas ao vosso “sim”?

O noviciado precisa ser começado logo; deveis dar a primeira prova de verdadeiras noviças e de ter consciência de serem tais… Isto significa: ser pequenas, especialmente de uma pequenez espiritual. São características: a humildade, a docilidade, isto é, aquela abertura de mente, vontade e coração; a confiança em Deus e nos superiores; a alegria: ver uma noviça de cara feia é como ver uma rosa preta.

Todas essas virtudes não são, senão, uma análise da pequenez. Não que dizer que temos de possuir logo essas virtudes, mas convém dar logo provas de boa vontade. Por isso, comecemos a tirar os defeitos que impedem essas virtudes.

Os defeitos das noviças são: certas suspeitas e mau-humor, e precisa tirar logo, sem falta, porque a vida comum é comunhão de alegria e ainda porque no noviciado deveis dar prova.

Não julgai mal, nunca, mas acreditais sempre como fazem as crianças. Tornai-vos logo dóceis e nunca indiferentes. Dai, enfim, todo o vosso coração a Jesus; desapegai-vos de todas as coisas, de todas as criaturas. Sejais fiéis e dóceis neste ponto. Tornai-vos cada dia mais de Jesus, para merecerdes a coroa da virgindade.

Deixe um comentário