Domingo, dia 22 de setembro, a Comunidade de Nossa Senhora do Rosário, de Nogueira, situada à beira do lago de Tefé, no estado do Amazonas, Brasil, estava em festa, pois uma  filha desta comunidade, Irmã Danielle Frutuoso de Araújo, celebrou a sua profissão perpétua na Congregação Religiosas Pias Discípulas do Divino Mestre.

Ir. Danielle Frutuoso de Araújo nasceu em Tefé, Am no dia 07 de Janeiro de 1987. É filha de Raimundo Gomes de Araújo e Maria do Perpétuo Socorro Frutuoso e tem quatro irmãos: Érica, Daniel, Daniela e Raina.

Desde criança participou ativamente da vida da igreja, seguindo o exemplo de seus pais. Em 2006 conheceu a Congregação das Pias Discípulas do Divino Mestre e se encantou pela forma como as irmãs viviam a missão junto ao povo. Neste mesmo ano, as Irmãs Pias Discípulas haviam iniciado uma missão intinerante no campo da Liturgia, na prelazia. Na semana santa, a Ir. Letícia Pontini esteve na comunidade de Nogueira.

Em 2008 ingressou na Congregação, após um mês de experiência na comunidade em Tefé. Fez a formação do aspirantado na comunidade de Olinda, Recife – PE. O postulantado na comunidade formativa de Cabreúva, SP e o noviciado na Comunidade de Caxias do sul, RS. Fez os primeiros votos em fevereiro de 2013 e vivenciou todo o juniorado na comunidade Divino Mestre de Cabreúva e exerceu o apostolado no setor cerâmica. Morou por um ano na Itália se preparando para os votos perpétuos.  Atualmente faz parte da comunidade Divino Mestre de Manaus.

A celebração Eucarística, na qual fez os votos perpétuos, foi presidida pelo Pe. Pedro, pároco de Tefé, e contou com a presença do Frei Maicon, dos Franciscanos Conventuais. A comunidade estava toda presente: família, amigos, parentes e demais pessoas. A ir. Marilez Furlanetto, provincial das Pias Discípulas, recebeu os votos. Além dela, as irmãs Letícia Pontini, Aparecida Batista e Julia Almeida estiveram presentes.

Este dia importante iniciou com um belíssimo tríduo vocacional  em preparação com visita às famílias e benção das casas; visita à escola local; ao grupo local da Renovação Carismática Católica e ao grupo de Jovens. Foi um momento importante de forte união da comunidade na oração e na partilha.

Ir. Danielle é sinal de um trabalho frutuoso realizado na Igreja do Amazonas. A convite de Dom Sérgio Castriani, as irmãs Discípulas desenvolveram um apostolado bonito de animação litúrgica e vocacional junto às comunidades ribeirinhas da Prelazia de Tefé. O próprio Dom Sérgio disse: “há um divisor na formação litúrgica das comunidades com a chegada das Irmãs, como sinal do trabalho eficaz iniciado pelas irmãs missionárias, Pias Discípulas”.

Portanto o evento vivido neste domingo no pequeno povoado de Nogueira mostra-se grandioso e importante para a Igreja e para a vida consagrada. Como expressa Dom Sérgio Castriani, arcebispo Metropolitano de Manaus, falando sobre a Ir. Danielle e seu sim à vida religiosa: “O mundo ganha hoje através da Igreja um presente de Deus para que a vida continue a fazer o seu caminho no meio dos homens e das mulheres tão necessitados de amor”.

Deixe uma resposta