Nos dias 26 a 30 de setembro último, aconteceu 34ª Semana de Liturgia com o tema: “O rito como fonte do sacerdócio batismal e lugar do seu exercício”, no Mosteiro de Itaici, Indaiatuba-SP, promovida pelo Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard, em parceria com a Rede Celebra e certifica pelo UNISAL.
A 34ª Semana de Liturgia teve início com concentração no adro da igreja Santo Inácio no mosteiro as 16h. Com dinâmica, ciranda e a procissão para iniciar a celebração eucarística. Após a missa seguiu-se para o jantar. As 20h houve apresentação dos/as participantes, no salão de encontro e o Pe. Danilo César expôs a justificativa do tema.
Todos os dias as 7h rezava-se a oração das laudes com Oficio Divino das Comunidades. Logo após seguia-se para o café da manhã. As 8h45 dava-se inicio as atividades, fazendo sempre a memória do dia anterior.
Quanto às exposições, de terça a quinta foram abordados os temas: “O rito como fonte geradora do sacerdócio batismal e lugar do seu exercício: a preparação das oferendas – 1.ª parte: Mistagogia – Descrição ritual (a partir da celebração do dia anterior)”- (Pe. Márcio Pimentel); “A piedade popular: lugar teológico de sobrevivência do exercício do sacerdócio batismal” – (Ir. Penha Carpanedo); “Devocionismo: inconsciência do sacerdócio batismal e conivência com o clericalismo” – (Pe. Danilo Cesar); “A igreja e a casa: o sacerdócio batismal exercido entre espaço e tempo – 1.ª parte” e “O simulacro da igreja e da casa – o ‘espaço’ virtual: lugar para o exercício do sacerdócio? – 2.ª parte” – (D. Jeronimo).
Na sexta-feira na parte da manhã houve uma conversa com cada assessor/a fazendo ressonâncias do que foi vivido durante a semana e como vivenciar isso na prática do dia a dia na comunidade eclesial.
As 14h, todos os dias, acontecia o ensaio dos cantos para as celebrações e às 14h30, de terça a quinta-feira, Fr. Joaquim Fonseca, com muita competência, explicitava os temas: “O rito como fonte geradora do sacerdócio batismal: o canto da assembleia”; “O rito como lugar do exercício do sacerdócio batismal da assembleia: canto”; “O rito como lugar do exercício do sacerdócio batismal: a questão do canto dos ministros da música ritual [cantores, músicos, salmistas, presidente]”.
Após a exposição do assunto, havia uma parada para o intervalo, após o café, seguia-se para as vivências: → “Rito da Assinalação na entrada do catecumenato”; → “Rito da Bênção da mesa doméstica” e → “Rito do Cântico de Maria”, sempre as 16h, cada grupo com dois monitores. Pe. Marlon Ramos Lopes, foi quem preparou as vivências para essa semana de liturgia. Que foi muito bem avaliada pela equipe como também pelos participantes.
Ao longo desta 34ª Semana de Liturgia estiveram presentes os seguintes assessores: Pe. Márcio Pimentel, Ir. Penha Carpanedo, Pe. Danilo César, Dom Jerônimo, Ir. Veronice Fernandes, Elza Helena, Arnaldo Temochko, Fr. Joaquim Fonseca e Pe. Marlon Lopes. A equipe contou com a participação do músico Frei Telles e Ir. Neideane no trabalho da secretaria. Ao todo eram 102 participantes: 91 inscritos de todas as regiões do Brasil e 11 pessoas na equipe de trabalho.
A 34º Semana de Liturgia foi avaliada positivamente por parte dos participantes, como também houveram sugestões para a próxima semana de liturgia, que já tem data para acontecer: 16 a 20 de outubro de 2023.
Logo após para finalizar a 34ª semana de liturgia, fez-se uma roda com todos os participantes para cantar o hino “A ti, Ó Deus (Te Deum)”, no Oficio Divino das Comunidades.
A Semana de Liturgia acontece desde 1987 e é promovida pelo Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard, em parceria com a Rede Celebra tendo apoio da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e certificada pelo UNISAL.