De 28 de janeiro a 07 de fevereiro, acontece a formação ao governo da Província Brasil das Pias Discípulas do Divino Mestre. A ir. Maria Lidia Natsuko Awoki, vigária geral, está presente neste processo. 

Em carta protocolar do Governo Geral, datada de 19 de janeiro de 2021, a Ir. M. Micaela Monetti, superiora geral, saúda as irmãs e jovens em formação da Província do Brasil e faz-se presença fraterna entre as irmãs. 

Participam desta formação, as irmãs do governo anterior (2018-2020): Vigária Provincial – Ir. Clarinda Piassi; Secretária Provincial – Analice Lúcia Balestrin e Ecônoma e conselheira Provincial – Ir. Ana Patrícia Reinaldo de Oliveira; as conselheiras Ir. Soênia Brito e Ir. Isabel Tonon. E as irmãs que assumem o ministério neste próximo triênio (2021-2023): Ir. Marilez Furlanetto, reeleita provincial; Ir. Mª Teresinha Lubiana, Vigária provincial; as conselheiras Ir. Kelly Silva de Oliveira, Ir. Luciana Tonon, Ir. Vera Maria Galvan; Ir. Mª Edilaine Alves de Souza, Ecônoma provincial. A ir. Julia Cristina de Almeida, secretária, não participa deste momento formativo porque não conseguiu se deslocar para São Paulo, por conta da Pandemia.

Para a formação deste novo governo, a Madre Geral na sua carta motivou a todas para este momento diferente, mas memorável para a vida comunitária das Pias Discípulas. 

Em carta, a Ir. M. Micaela anima:

Não obstante a grave crise produzida pela pandemia em curso, Ir. M. Lidia Awoki, vigária geral, pôde viajar e entrar no Brasil.

A presença dela entre vocês manifesta a comunhão e a participação do governo geral na vida das comunidades das Pias Discípulas no Brasil. É também a oportunidade de reavivar entre nós o já profundo sentido de pertença à Congregação, sentir-nos parte integrante de um organismo internacional e intercontinental que só deseja contribuir para a difusão do Reino de Deus no mundo seguindo Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida.

Ela foi por mim delegada para a formação ao serviço do governo provincial composto por Ir. Marilez Furlanetto, por suas conselheiras, pela ecônoma e pela secretária. Com um programa acordado em precedência, elas estarão empenhadas a partir de 28 de janeiro próximo, pelos dias sucessivos necessários.

Em diálogo com Ir. Marilez Furlanetto, superiora provincial, e as outras irmãs do governo, serão tomados em consideração os aspectos prioritários para o caminho da Província, rumo a 2023, na comunhão eclesial e de Família Paulina.

Nesta visita, entre irmãs em Cristo, procurarão individuar, juntas, a vida nova que flui na fraternidade, no empenho apostólico e de santificação, de todas e de cada uma. Aquela vida que, a partir do 9° Capítulo geral, desejamos deixar emergir livre e alegre, como testemunho de que, encontrar Jesus e segui-lo como discípulas, no século XXI, dá alegria e sentido à existência. De fato, a vida nova é Ele, o Divino Mestre que vive em nós, em crescimento contínuo até a plena estatura de pessoa perfeita, que deseja doar a própria vida para que o mundo creia e possa participar da alegria do Evangelho.

Na alegria e na paz, que São Paulo deseja às comunidades cristãs, acompanho vocês com afeto.

No dia 28/01/2021, o dia iniciou com a leitura da carta acima. A seguir, Ir. M. Lidia conduziu um momento de oração com a leitura dos textos litúrgicos do dia: 1ª Leitura – Hb 10,19-25; Salmo 23 (24),1-2. 3-4ab. 5-6 (R. Cf. 6); e Evangelho – Mc 4,21-25. A partir do Evangelho e leitura de Hebreus fez uma reflexão focando na dimensão do “olhar e o prestar atenção”. Provocou a participação e partilha entre as irmãs a partir da pergunta: “Estes últimos trinta dias, como prestei atenção em minha pessoa em minha comunidade?”.  Ir. Marilez Furlanetto conduziu a apresentação do relatório da Província do triênio 2018-2020.

No dia 29/01 Ir. Ana Patrícia Reinaldo apresentou o relatório no que se refere à comunhão dos bens. Também no neste dia 29/01, aconteceu um breve momento online com a Ir. M. Micaela, expressando a comunhão com a superiora geral, partilhando a alegria e a disponibilidade do serviço.

Este momento formativo continuará dia 30/01 com uma jornada de intensa oração e partilha. 

Acompanhemos nossas irmãs com nossas orações.

ATENÇÃO: PARA AS FOTOS ABAIXO, AS IRMÃS RETIRARAM AS MÁSCARAS. DURANTE TODO O EVENTO, ESTÃO SENDO USADAS AS MÁSCARAS, ÁLCOOL EM GEL E TENTADO RESPEITAR O DISTANCIMENTO ENTRE IRMÃS.

Deixe um comentário