Nesta festa da Exaltação da Santa Cruz, toda a Família Paulina recebeu um presente especial: a primeira vez na história que um presbítero paulino foi eleito bispo. Em comunicado a toda a Família Paulina, o Pe. Claudiano Avelino dos Santos, superior provincial da Pia Sociedade de São Paulo, assim se expressa:

“Irmãos, com alegria transmito parte da carta que recebi do sr. Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquatro, com data de 12/09/2022: “Tenho a satisfação de comunicar-lhe que o Santo Padre Francisco nomeou Bispo de Campo Limpo, Estado de São Paulo, o Reverendo Pe. Valdir José de Castro, SSP. (…) parabenizo a benemérita Pia Sociedade de São Paulo pela escolha de um de seus membros à plenitude do sacerdócio, na pessoa de Pe. Valdir José de Castro, SSP. Bendito seja Deus pela eleição de nosso confrade como primeiro bispo paulino! Que o bem-aventurado Tiago Alberione, exemplo de serviço à Igreja interceda por Pe. Valdir, para que como o Apóstolo São Paulo sirva com dedicação ao “Corpo de Cristo” em Campo Limpo, e sob a proteção da Rainha dos Apóstolos leve a todos a alegria do Evangelho de Jesus Mestre. Ao Pe. Valdir nossas preces e nosso apoio!”

Com a nomeação, padre Valdir recebe o título de Monsenhor, que será o título utilizado até o dia de sua ordenação episcopal.

Nós, Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre, parabenizamos ao Mons. Valdir e a todos os Padres e Irmãos Paulinos. De fato, se antes não era previsto esta possibilidade da ordenação episcopal aos Paulinos, a atenção aos sinais dos tempos podem e impelem a assumir novos apostolados e missão para a nossa Igreja. Com o coração alegre e orante, rezamos com o Mons. Valdir e invocamos de Deus todos os dons para que possa assumir com generosidade este novo apostolado.

Pe. Valdir de Castro

Sobre o Pe. Valdir José de Castro

Padre Valdir José de Castro tem 61 anos e é natural de Santa Bárbara do Oeste, São Paulo. Desde criança, ainda coroinha, sentiu o desejo de consagrar sua vida a serviço do Evangelho. Cursou os estudos superiores normais e, em 1978, um amigo paulino, Antonio Carlos, o convidou para a sua ordenação sacerdotal. Depois da cerimônia quis saber um pouco mais sobre o carisma da Pia Sociedade de São Paulo e aos 18 anos se decidiu pela vida religiosa.

Emitiu seus primeiros votos em 11 de fevereiro de 1981 e fez sua profissão perpétua em 25 de outubro de 1987. No ano seguinte, em 12 de dezembro, recebeu a ordenação presbiteral pelas mãos de Dom Eduardo Koaik em sua cidade natal, Santa Bárbara do Oeste.

Em 1991 renunciou ao cargo de professor de Filosofia para fazer especialização em Espiritualidade na Pontifícia Universidade Gregoriana, na Itália. Voltou ao Brasil em 1994 e tornou-se editor da área infanto-juvenil da Paulus, editora mantida pela Pia Sociedade de São Paulo.

De 1995 a 2001, foi superior da comunidade paulina de Caxias do Sul, exercendo outras atividades. Foi provincial e diretor geral do Apostolado. Padre Valdir é graduado em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul, mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero e em 2016 concluiu seu doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade de São Paulo.
Depois do mestrado, em 2006, foi eleito superior provincial dos paulinos da Província Argentina-Chile-Peru e presidente do Centro Iberoamericano de Editores Paulinos (CIDEP), órgão que congrega os editores paulinos da América Latina e da Península Ibérica.

De volta ao Brasil em 2011, foi nomeado vice-diretor da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM). No dia 30 de julho de 2012, foi nomeado superior provincial da Província do Brasil. Em 2013, assumiu a direção da FAPCOM.

Em 2015, padre Valdir foi eleito superior geral da congregação, tornando-se o sétimo sucessor do fundador Bem-Aventurado Tiago Alberione e o primeiro não italiano a assumir o cargo, sendo sucedido no final de junho de 2022 pelo padre Domenico Soliman.

Deixe um comentário