Texto do Secretariado de Espiritualidade do Governo Geral PDDM
3 de abril de 2025
Neste dia especial, celebramos com gratidão o 78º aniversário da Aprovação Diocesana da Congregação das Pias Discípulas do Divino Mestre (PDDM), ocorrida em 3 de abril de 1947, na cidade de Alba. Com o coração cheio de louvor, rendemos graças ao Mestre Divino por ter suscitado nossa Congregação e confirmado-a na Igreja.
A liturgia deste dia nos convida a acolher Jesus como a manifestação do amor do Pai. Ele é o Enviado, aquele a quem o próprio Deus dá testemunho. Nossa esperança está inteiramente nele, e nosso desejo é buscar unicamente a glória do Pai.
Relembramos, com emoção, os trechos do documento de fundação do Instituto, escrito e assinado pelo Beato Timóteo Giaccardo em nome do Fundador:
“Veneráveis Pias Discípulas do Divino Mestre, em memória de sua Paixão, hoje o Divino Mestre, em seu amor sem medidas e sem limites, instituiu a Eucaristia e o Sacerdócio. Neste dia sacerdotal e no mesmo amor, Ele lhes concede uma vida jurídica nova, plena e própria, e as chama a prestar ao seu Sacerdócio um contributo de oração e apostolado, segundo sua condição e com pleno amor. […] À Venerável Mestra M. Escolástica Rivata, que foi como a nutriz das Pias Discípulas e sua Mestra até a instituição canônica própria, deseja-se que seja demonstrada filial gratidão, respeito, deferência e piedade, como todas as Pias Discípulas desejam manifestar. […] A caridade do Pai, a graça do Divino Mestre e as doces comunicações do Espírito Santo estejam sempre com vocês.”
Com alegria e espírito renovado, reafirmamos nosso compromisso de viver as quatro estrelas que guiam nossa Congregação desde o 10º Capítulo Geral: interculturalidade, missão, discernimento e formação integral e contínua. Estes são os “projetos do coração de Deus (Salmo 32) para nós, suas discípulas, na Igreja e na humanidade de hoje”.
Oremos juntas pela nossa Congregação:
“Jesus Mestre,
Te confiamos nossa Congregação.
Vive em nós, tuas discípulas,
para que, renovadas na caridade,
possamos irradiar-te no mundo
como Caminho, Verdade e Vida,
até o dia da eterna Liturgia.
Amém.”
Neste Ano Jubilar da Igreja, seguimos firmes como peregrinas da esperança, elevando nosso canto de louvor ao Senhor. Que esta celebração fortaleça nossa missão e renove nossa caminhada na fé!