No dia 24 de julho na Capela Divino Mestre, Cabreúva/SP, na alegria do dia em que fazemos memória da páscoa do Senhor, nós, Pias Discípulas, elevamos a Deus a nossa gratidão pelos 66 anos de nossa presença no Brasil. Também, recordamos o dom da vocação, pelo sim generoso, pela vida doada de nossas jubilandas: Ir. M. Elci Zerma, Ir. M. Cáritas Castro, Ir. M. Rosa Marquetti, Ir. M. Zelinda Lázaro,que celebram 60 anos de vida consagrada como Pias Discípulas. Recebemos delas o testemunho de fidelidade e alegria no seguimento do Divino Mestre.

O pe. Claudiano A. dos Santos, ssp, provincial dos padres e Irmãos Paulinos, foi o presidente da celebração eucarística. Devido ao Covid, foram convidadas apenas as comunidades das Pias Discípulas presente em São Paulo e os parentes e amigos das Jubilandas.

Na sua homilia, Pe. Claudiano recordou que toda a assembleia é convidada a renovar os seus votos, sejam eles religiosos ou matrimoniais ou como cristãos e cristãs. O evangelho convida: “ensina-nos a rezar”. Pe. Claudiano incentivava que é preciso entender este pedido no contexto do Pai-Nosso. O verdadeiro modo de seguir Jesus Cristo, pela oração, não nos afasta do quotidiano da vida. Por isso devemos buscar a maneira mais adequada de rezar, a maneira mais adequada de estar no relacionamento com Deus, que se revela no concreto, na relação com os irmãos e irmãs. “E na vida religiosa”, lembrava o pe. Claudiano, “como em todo lugar naturalmente, a presença de Deus nos irmãos e irmãs nem sempre é fácil. Nós temos a nossa natureza: a tendência é sempre querermos ter razão, é sempre querermos estar certos. E se Deus não nos dá o Espírito Santo, como encerra este evangelho, tomamos decisões precipitadas, que causam o mal a nós e aos outros. Por isso, a cada dia, é preciso renovar este pedido: “Senhor, ensina-nos a rezar”. É um pedido feito com confiança. Mas sabemos que Deus não vai fazer nossa vontade, nossos caprichos. O Espírito Santo vem no nosso auxílio e nos ajuda a pedir o necessário para nossa vida. Quando pedimos a Deus, nos comprometemos também. Assim, faz recordar os votos religiosos, no âmbito do comprometimento”.

O pe. Claudiano ainda recordou com carinho da presença da Ir. Rosa Marquete no seminário paulino. Ele agradeceu e também pediu perdão. Como conclusão da sua homilia, ele beijou os pés das Irmãs Jubilandas em forma de agradecimento às Pias Discípulas pelo testemunho de gratuidade e serviço nos seminários paulinos, durante todo o período que, no Brasil, marcamos presença.

Esta manhã foi marcada ainda pela confraternização num delicioso almoço e as manifestações artísticas das Noviças. Gratidão pela vida e testemunho das nossas Jubilandas: 60 anos de vida consagrada.

Irmãs Pias Discípulas celebram 60 anos de Vida Consagrada

CONHEÇA AS NOSSAS JUBILANDAS

Irmãs Pias Discípulas celebram 60 anos de Vida Consagrada
Ir. Cáritas Castro

A primeira motivação que tive foi “ouvir” na Rádio Aparecida a novela de São Geraldo Majela. Essa me entusiasmava sempre mais para o seguimento de Jesus.

A Palavra de Deus que me acompanhou foi: “todo aquele que deixar por causa de mim, irmãos, irmãs, pai, mãe, mulher, filhos, terra ou casa receberá o cêntuplo e possuirá a vida eterna” (Mt 19,29). O “por causa de mim” foi o referencial que me acompanhou até hoje. Também quando se fazia a profissão e o Sacerdote dizia: “Se queres dê um passo à frente”. Nunca pensei em dar passos para trás.

Quem me ajudou tanto na parte espiritual e até financeira foi o verbita Pe. Ernesto Zaramella. Também o paulino luminoso Padre João Roatta com suas sábias pregações.

Todas as formadoras com seus eficazes ensinamentos e até com provocações que ajudaram a fortificar o “por causa de mim”.

O Bem-Aventura Pe. Tiago Alberione, que se encontrava no Brasil em visita à comunidade da Raposo Tavares, conversou com cada irmã pessoalmente. Após a conversa perguntou-me quanto tempo de profissão, se eu estava contente. Após minhas respostas, disse: “Então sempre avante!”

Do carisma o que sempre me marcou e o vejo com um programa de vida são as palavras: “Não temais, estou convosco, daqui quero iluminar. Vivam em contínua conversão.”

Por tudo, a Ele toda a glória.
Saudações fraternas,
Ir. M. Cáritas Castro


Irmãs Pias Discípulas celebram 60 anos de Vida Consagrada
Ir. Elci Zerma – fundadora da BETÂNIA do Rio de Janeiro,

UMA TRAJÉTORIA DE AMOR

 Ao celebrar 60 anos de minha Consagração  com os votos religiosos, na Congregação das Irmãs Pias Discípulas do Divino Metre, me sinto feliz e motivada a cantar, como Maria, o meu louvor a Deus, que olhou para a minha pequenez, me escolheu, chamou e  enviou como Discípula, no seguimento de Jesus Mestre Caminho, Verdade e Vida para ser um instrumento de amor pela  minha vida orante e atuante na Igreja. Igualmente é imensa a minha gratidão aos meus pais que me educaram na fé e a quantos me apoiaram na trajetória desses 60 anos de vida e missão!  Creio que meu encontro com as Discípulas do Divino Metre foi por inspiração divina, isto pela distância geográfica de São Paulo com a Cidade de Curitibanos/SC.  Além do mais, pela ousadia e ardor apostólico da Irmã Modesta Grotto e Irmã  Bruna Rizzo, em missão vocacional. Elas viajavam de um Estado para o outro buscando recursos para a Congregação com apenas três anos de fundação no Brasil.  Foi assim que encaminhadas pelo Pároco à uma residência, na mesma Praça da Igreja Nossa Senhora da Conceição; elas chegaram perguntando: “É aqui que mora uma jovem que deseja ser Irmã”?   Prontamente respondi: “Essa jovem sou eu. Entrem!” –  As Irmãs entraram muito felizes.

Foi a primeira vez, dentre tantas outras, que   escutei as gargalhadas da nossa querida e inesquecível Irmã Modesta, que tanto nos inspirou com seu ardor apostólico e jovialidade. Após esse encontro inesperado com elas, tive a certeza de que Jesus Mestre me chamava para ser sua Discípula, quando eu já me orientava para ingressar com as Irmãs Escolares de Nossa Senhora. Assim, com a licença de meus pais, segui para São Paulo com a Irmã Bruna.

Ao chegar na Comunidade composta somente de Irmãs estrangeiras e um grupo de jovens, senti algumas dificuldades para me adaptar, como na alimentação e a outras práticas, ainda da cultura italiana; também a saudades da família batia forte, mas logo me integrei ao grupo e percorri as etapas de formação para a Vida Religiosa Consagrada.

O que mais me atraiu e me fortaleceu nos momentos difíceis, foi a Adoração Eucarística Perpétua, como missão de intercessão pela Família Paulina, pela Igreja e pela a Humanidade em necessidade. Era algo mágico ser acordada à noite, na hora da minha escala para a adoração com o convite: “Jesus Mestre está presente e te chama”, então eu descia para a Capela muito feliz para o meu encontro com Jesus Mestre presente na Eucaristia!

É impossível testemunhar o quanto fui motivada, orientada, amada e ajudada por cada uma das Irmãs Pioneiras no Brasil, em especial pelas minhas Mestras na formação, Irmã Venerina Vaccarise, que por opção, permaneceu no Brasil desde a fundação até sua despedida definitiva. Ela foi minha amiga, conselheira e inspiração de bondade, desde 1959 até 2021. Sempre me compreendendo e orientando nos momentos difíceis de discernimento pessoal e apostólico. Meu último encontro com ela foi quando tive o privilégio ficar ao seu lado no Hospital, últimos dias de sua vida e missão no Brasil, desde a fundação (1956).   Mulher Consagrada, aberta às realidades humanas com sabedoria, fé e visão apostólica do Carisma da Congregação, me aconselhou, encorajou e impulsionou a continuar firme a serviço dos irmãos excluídos e em vulnerabilidade social.

Guardo como um legado suas últimas palavras, me fitando com uma expressão de paz, firmeza e visão espiritual sobre o Carisma e Missão das Discípulas:  “Amoris, você  está no caminho certo, continue amando e servindo  Jesus nos mais pobres”!  Creio que cada Irmã que conviveu com a Irmã Venerina, guarda no coração seu testemunho silencioso, orante e acolhedor.

Concluo, glorificando Jesus Mestre, pela sua pela sua Graça, Amor e misericórdia, que me sustentaram nesses 60 anos de discipulado nas pegadas dos Bem-aventurados Padre Tiago Alberione, Madre Escolástica e Timóteo Giaccardo!

 Irmã Maria Amoris (Maria Elci Zerma)

CONHEÇA O PROJETO DA BETÂNIA E COLABORE!


Irmãs Pias Discípulas celebram 60 anos de Vida Consagrada
Ir. Rosa Marquete

Graças ao Senhor porque Ele é bom;
o seu amor é para sempre!

Com imensa gratidão, celebro e partilho o amor e a fidelidade de Deus na minha vida. Nasci e cresci em uma família onde fui iniciada nos valores cristãos e foi ali que Deus me visitou com o seu chamado para a vida religiosa. E hoje sinto que responder a esse chamado é para mim uma graça imensa.  Quando cheguei à Congregação, o encontro que logo iluminou o meu ser foi com o próprio Jesus Mestre. Entrei na capela e me deparei diante do Santíssimo exposto. Ali senti: aqui é meu lugar! Era isso que eu estava buscando.  Uma  Palavra sempre me acompanhou no caminho vocacional e me acompanha até hoje: “Eu sou a Videira e vocês são os ramos.” (Jo 15,5).  Sinto que ao longo dos anos cresci na relação com  Ele e nesta relação de confiança e intimidade tive a graça de perseverar na fé e na doação. Sobretudo nos momentos mais difíceis, sentia a sua presença e força que me acompanhava e sustentava.

Também me sinto agradecida, porque no dia a dia da caminhada  encontrei muitas pessoas que foram mediação de Deus para mim, e dentre estas recordo  a Irmã M. Paulina  de Lucca. Uma mulher humilde, simples, de grande fé e generosidade. Com as irmãs mais jovens, era uma presença próxima, atenciosa, compreensiva, humana.

Recordando esta História da fidelidade de Deus, agradeço pela vida do nosso querido fundador, padre Tiago Alberione, que dócil ao Espirito Santo, instituiu as Pias Discípulas do Divino Mestre, na Igreja e na Família Paulina. Um dos seus ensinamentos que mais marcou e ocupou a minha vida é o apostolado sacerdotal. Por longos anos, na oração e no serviço, tive a graça de viver com alegria e no espirito de Maria Santíssima.

Hoje celebro e louvo a Deus pelo seu chamado a esta vocação; pela sua fidelidade e pela missão que confiou a mim, sobretudo no Apostolado Sacerdotal.  Agradeço a Congregação que me acolheu com amor e me ajuda a fazer da vida uma oferta de louvor e gratidão.

Ir. M. Rosa Marquetti


Irmãs Pias Discípulas celebram 60 anos de Vida Consagrada
Ir. Zelinda Lázaro

Acreditei naquele que é fiel e cuida de mim até o fim.

Pertenço a uma família cristã, com três tios padres, uma tia religiosa e uma irmã Pia Discípula. Conheci a irmã Pasquina e ir. Fabiana através do Pároco Padre José Brasil, muito amigo e frequentador de minha família.

As irmãs, estando em minha casa, explicaram a espiritualidade e missão, fiquei feliz quando disseram da Adoração e do silêncio. Eu pensava em ser irmã carmelita e logo me encontrei no caminho e decidi dizer sim.

Então viajamos do estado do Espírito Santo para São Paulo, foi uma longa viagem. Ao chegar na casa das irmãs, tudo era novo até as devoções eram diferentes. Meu pai, ficou preocupado e veio ver se realmente eram casa de religiosas.

Iniciando a formação e meditando a Palavra de Deus, desde o início, o que me chamou a atenção foram as palavras de São Paulo aos Ef. 1,4 “antes do mundo ser criado Deus já tinha me escolhido mesmo antes de eu me consagrar”, também Is. 19,16 “veja eu te gravei na palma de minha mão”, meditando e rezando, percebi que não foi eu que escolhi Deus, mas foi ele que me escolheu desde toda a eternidade.

Durante a formação, o que muito me ajudou foi perceber o amor e a fidelidade das irmãs às palavras do primeiro mestre e da Madre Escolástica. No apostolado nos ensinavam o valor do silêncio e nos entusiasmavam dizendo que todo trabalho era feito para a glória de Deus, pela santificação dos sacerdotes e pela humanidade, assim me entreguei a Jesus Mestre sob a proteção de Maria Rainha dos Apóstolos e de São Paulo apóstolo.

Acreditei naquele que é fiel e cuida de mim até o fim. Eu, com simplicidade continuo grata por todas as bênçãos e graças que me trouxeram até aqui. Gratidão infinita a Deus e a todos os que somam perseverança em meu caminho no discipulado. Tudo está em suas mãos ó Pai da misericórdia. E por tudo dou graças na certeza de um dia estar celebrando a eterna liturgia junto daquele que me chamou ao seu serviço.

Ir. Zelinda Lázaro -PDDM

Deixe um comentário