No dia 24 de março deste ano de 2022, celebramos o 35º aniversário da passagem de Madre Escolástica para a eternidade. Senti-me motivada a revisitar a história da primeira Madre das Pias Discípulas, a partir do manuscrito La prima Madre delle Pie Discepole[1], escrito por Madre Maria Lucia Ricci, pddm (2ª Madre Geral). Na apresentação[2], ela diz: “às Irmãs Pias Discípulas, para que, recordando com gratidão e afeto, aquela que por primeira foi escolhida pelo Divino Mestre, sejam animadas a seguir seus exemplos”. Nessa apresentação, escrita, no primeiro ano da Páscoa da Madre Escolástica, encontrou o testemunho de vida que segue.

Transcorreram-se doze meses, da serena véspera do dia 24, de março 1987. Naquele anoitecer repleto de mistério, rico de oração, acompanhado de humilde sofrimento e de grande esperança, Madre Maria Escolástica Rivata, a primeira das Pias Discípulas do Divino Mestre, se encontrava com Deus, para entrar na morada da luz.

Ela nos deixou depois de ter consumido em plenitude a oferta de sua longa existência, tornando perene na eternidade a sua missão. Ela continua viver, está ainda em nosso meio, invisível, mas presente. A sua humildade agora é transformada em grandeza luminosa, o ocultamento, o sofrimento, tornaram-se sinais radiantes, a sua oração é agora mais poderosa no Cristo glorioso.

É afetuoso pensar nela, queremos segui-la com amor de filhas e com a fidelidade de discípulas. Invocamos sua intercessão sobre todas as Pias Discípulas espalhadas pelo mundo. Que Jesus Mestre se agrade com todas e com cada uma e que, por meio de cada uma, Ele seja conhecido, seguido, amado ”.

Primeira Madre das Pias Discípulas

Naquele primeiro aniversário, Madre Lucia quer recordar Madre Escolástica, oferecendo às Irmãs esse livro de memórias, como sinal de estima e de afetuosa e sincera gratidão. Ela diz ser um início de uma narrativa simples, para tornar conhecida Úrsula Maria Rivata, desde sua infância e juventude, com recordações e testemunhos relativos ao período 1897-1922.

Além das “memórias” pessoais, escritas pela própria Madre Lucia, há testemunhos de Clotilde, irmã de Úrsula, de parentes e de outros moradores de Guarene; há ainda outros detalhes que criam o clima em que a vida de Úrsula desabrochou e floresceu até os 25 anos.

Os dados cronológicos oferecem uma visão global de como se desenvolveu o itinerário de Madre Maria Escolástica. Um caminho iniciado em Guarene, numa manhã de verão, quarta-feira 12 de julho de 1897 e que continuou, sob vários céus e diferentes estações. Seu percurso se concluiu serenamente em Sanfré em 1987, numa terça-feira primaveril, 24 de março às 19h15.

Madre Lucia conclui assim sua apresentação: “Já surge à imagem de uma mulher humilde e grande”, que, vivendo em sábia fidelidade o momento presente, era sempre inclinada ao futuro para responder a uma vocação e cumprir uma missão que, embora ignorada, ia aos poucos tomando forma.

Dinâmica por sua própria natureza tornou-se ainda mais dinâmica com a força apostólica transmitida pelo Espírito, sustentada sempre por profunda vida interior, nutrida pela oração e pela correspondência fiel.

O Fundador Pe. Tiago Alberione, no alvorecer da Família Paulina, encontrou na jovem Úrsula Rivata o elemento certo para iniciar e dar vida à Congregação das Pias Discípulas.

Hoje, ao celebrarmos 35 anos de vida em Deus de nossa querida Mãe no carisma, podemos confirmar que a imagem dessa mulher humilde e grande que já se delineava quando nos deixou fisicamente, vive entre nós como exemplo, modelo de sábia e amorosa fidelidade ao Divino Mestre e sua intercessão já percorre o mundo.

A ela, sempre “inclinada ao futuro” pedimos nesse seu dia, que nos acompanhe em nosso caminho de fidelidade à vocação e à missão e interceda ao Divino Mestre por novas e fiéis Discípulas, neste tempo tão complexo.      

                                                                            Ir. Analice Lúcia Balestrin   


[1] Ricci, Maria Lucia, La prima madre Delle Pie Discepole Madre Maria  Scolastica Rivata – La ragazza “tutto pepe” scelta dal Divin Maestro, nel primo anniversario della morte 24 marzo 1988. Suore Pie Discepole del Divin Maestro, Casa Generalizia, Via Rossetti,17- Roma.

[2] Presentazione p.  7-9. Texto escrito na língua italiana, tradução livre para o português.

Deixe um comentário