Durante a 35ª Semana Nacional de Liturgia, que aconteceu em Itaici/SP, de 16 a 20 de outubro de 2023, a Revista de Liturgia realizou um evento de celebração do seu Centenário. São 50 anos de uma revista dedicada à liturgia: 50 anos de publicação ininterrupta – 1973 a 2023. A Revista de Liturgia é uma edição em português da revista La Vita in Cristo e nella Chiesa, edição italiana, que ano passado, completou 70 anos de existência. É um elemento da missão litúrgica das Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre.

No dia 18 de outubro de 2023, com o coração agradecido e junto com todos os participantes da 35ª Semana Nacional de Liturgia, o evento comemorativo contou com a presença de Ir. Emmanuela Viviano, diretora da revista italiana. Este evento marcou a história da revista.

História da Revista de Liturgia

Em 1973, as Discípulas do Divino Mestre, estavam no Brasil fazia apenas 17 anos. Participavam com muito interesse dos programas eclesiais, tanto no âmbito da formação como no da pastoral litúrgica, num momento de fervorosa recepção da Concilio Vaticano II, 10 anos depois da promulgação da Constituição litúrgica Sacrosanctum Concilium, sob o impulso da II Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, em Medellin [1968]. Foi neste contexto que surgiu a iniciativa de editar uma revista de liturgia. Tratava-se da edição brasileira da revista italiana com o mesmo título traduzido: A vida em Cristo e na Igreja, com o subtítulo “Revista de Liturgia”, o qual, em 1989, passou a ser, efetivamente, o seu título.

A revista nasceu totalmente inserida no programa da Pastoral Litúrgica da Igreja do Brasil, disposição que, desde o início, ditou a sua opção editorial que chega aos seus 50 anos em dezembro deste ano, com 300 edições, publicadas ininterruptamente, recolhendo o que há de melhor da produção teológica, do nosso país. Desta forma a Revista de Liturgia tem sido porta-voz do processo de renovação litúrgica, tornando-se referência de estudo da liturgia, tanto no nível acadêmico como no âmbito pastoral das equipes de liturgia. É sempre a Igreja a nos desafiar para o exercício do nosso ministério carismático que Padre Tiago Alberione nos confiou e nos encorajou a realizar como “membros vivos e operantes”. A Ele dedicamos a alegria e a gratidão deste jubileu. A edição de n. 300, última deste ano, vai trazer um relato mais abrangente desta história fiquem ligadas.

REVISTA DE LITURGIA

A Revista de Liturgia é de edição bimestral. Se pode adquirir as edições de forma impressa e também de forma digital. Abaixo, indicamos os links para assinatura da revista. O site da Revista de Liturgia é www.revistadeliturgia.com.br. O telefone de contato é (11) 3257-2510 ou 97530-9827 e o e-mail: [email protected]

Desde o início teve a sua marca: matérias inéditas, a partir e em função da pastoral litúrgica das nossas comunidades eclesiais, de autores brasileiros ou que estivessem inseridos na Igreja do Brasil. Acompanhou o processo de renovação litúrgica, aliando-se ao trabalho da CNBB, de fazer valer no Brasil, a liturgia conforme o movimento litúrgico que culminou no Concílio Vaticano II, e que teve seus desdobramentos nas Conferências latino americanas e caribenhas, de Medellín a Aparecida.

Com a Revista de Liturgia, as Pias Discípulas do Divino Mestre entendem colocar em prática o que receberam como carisma do Bem-Aventurado Pe. Tiago Alberione: “Ser membros vivos e operantes na Igreja, contribuindo com o testemunho e o ministério, para que o povo de Deus viva a Liturgia como fonte de espiritualidade e cume de toda a vida cristã”. Apesar dos ventos contrários, a Revista de Liturgia tem se mantido fiel no caminho proposto pelo movimento litúrgico do século XX, vencendo dificuldades e se colocando a serviço.

Abaixo o vídeo da celebração:

https://revistadeliturgia.com.br/produto/assinatura-anual-digital/

Algumas fotos da cerimônia de 50 anos da Revista de Liturgia:

Deixe um comentário