Em romaria ao Santuário Nacional de Aparecida, no dia 21 de novembro, Solenidade de Cristo Rei do Universo, a Família Paulina do Brasil celebrou o encerramento do Ano Bíblico, um ano dedicado à Palavra de Deus, com o tema “Para que a Palavra do Senhor se espalhe rapidamente” (2Ts 3,1).

A celebração foi presidida por Dom Orlando Brandes, arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, e concelebrada por alguns presbíteros paulinos e diocesanos que estavam em romaria com seus paroquianos. Neste dia de graça para a Família Paulina em Aparecida, contamos com a presença e participação de 40 membros, representando as Congregações, Institutos e Cooperadores da Família Paulina.

Durante a homilia, Dom Orlando Brandes enfatizou: “A Festa de Cristo Rei é cristificar a nossa vida. Hoje, estão aqui os Padres Paulinos, as Irmãs Paulinas, a Família Paulina e o fundador dos Paulinos, o Beato Alberione. grande lema que ele escolheu de todas as cartas de São Paulo foi ‘Até que Cristo seja formado em nós’. Isto é deixar Cristo ser Rei desde o pé até o fio de cabelo. Rei dos meus pensamentos, Rei dos meus afetos, Rei da minha vontade, Rei da minha memória, Rei de todo o meu ser. A ponto que Paulo dizia: ‘Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim’. Então, cuidar da natureza, pé na missão e cristificar-se é a grande espiritualidade deste dia de Cristo Rei. Irmãos e irmãs, hoje o nosso santuário se reveste de tamanha alegria, pois vocês estão aqui representando a grande Família Paulina, concluindo em honra de Cristo Rei um Ano Bíblico em todo o Brasil, desde a choupana até o arranha céu. Cristo Rei da choupana que se torna um santuário e Cristo Rei nos arranha-céus, porque lá nós também precisamos evangelizar. Esta Família Paulina, fundada pelo Beato Tiago Alberione, celebra também 50 anos do falecimento desse, a respeito de quem o papa Paulo VI disse: ‘Você, Alberione, é a maravilha deste século, porque você criou padres e irmãs para a comunicação’. E comunicação que leva o Cristo Rei. Tu, Alberione, fundaste as Irmãs Pia Discípulas para cuidarem de Cristo Rei na liturgia. Tu és a maravilha, Tiago Alberione, porque criaste as Irmãs Pastorinhas que estão lá junto do povo, na ferida do povo, levando as escrituras para que através das Escrituras. Cristo Rei nos transforme em discípulos e missionários. E ainda criaste as Irmãs Apostolinas que cuidam das vocações. Cá entre nós, não é realmente uma das maravilhas deste século? Até porque o papa disse também:’ Você, Tiago Alberione, você é o Paulo vivo no dia de hoje’. Eu quero dizer aos Paulinos e Paulinas: vocês são Paulo vivo na Igreja de hoje!”

Nossa gratidão a Dom Orlando por todo o carinho e admiração à Família Paulina. Também queremos agradecer aos Missionários Redentoristas na pessoa do Reitor, o Pe. Eduardo Catalfo, pela belíssima acolhida da Família Paulina no santuário.

Foi um ano, de fato, para perscrutarmos e fazer com que a Palavra corresse e se espalhasse rapidamente. Nossa gratidão à Comissão Central de Roma por todo empenho e dedicação aos conteúdos compartilhados conosco. Nossa gratidão a toda Família Paulina do Brasil, que acompanhou e viveu intensamente esse ano dedicado à Palavra, através de cada iniciativa promovida pela Comissão Nacional.

Agradecemos aos provinciais pelo apoio e dedicação ao longo da vivência deste Ano Bíblico. Que o tema do Ano Bíblico nos impulsione ainda mais a continuar espalhando a Palavra. Agradecemos a Comissão Nacional pelo empenho e dedicação na vivência deste ano Bíblico aqui no Brasil.


Ir. Elivânia Santos, fsp

Click no link para assistir a missa: https://www.youtube.com/watch?v=svcfmVZxa0s

Deixe um comentário