No último Domingo de outubro, como Família Paulina, celebramos Jesus Mestre e Pastor, Caminho, Verdade e Vida, fonte de toda a nossa espiritualidade.

A Solenidade de Jesus Mestre foi marcada pela oração nas comunidades. Fomos convidadas, na Oração de Vésperas, realizar um tríduo em preparação para este grande dia. Na maioria das regiões, a celebração ocorreu no dia 28/10/2023, sábado.

A nossa espiritualidade de Discípulas do Divino Mestre está centrada em Jesus Mestre e Pastor, Caminho, Verdade e Vida. Esta mesma devoção foi dada pelo Pe. Tiago Alberione a toda Família Paulina. Jesus é a razão essencial da nossa vida e da nossa missão apostólica a serviço da Eucaristia, do Sacerdócio e da Liturgia.

Seguindo o itinerário do ano litúrgico, alimentamos o nosso ser e a nossa ação na escuta da palavra do Mestre Divino. Ele ensina a verdade que proporciona trilhar o caminho de Deus com fidelidade (Mc 12,14). Portanto, Jesus garante que se permanecemos nele e em suas palavras produziremos muitos frutos (Jo 15,7-8). Assim, colaboramos para que todos tenham vida e a tenham em abundância (Jo 10,10).

Com a liturgia do 30º Domingo do Tempo Comum, a Família Paulina foi convidada a ouvir a pergunta do fariseu. Segundo Mateus 22,34-40, “os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo. Um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: ‘Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?’ Jesus respondeu: ‘`Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: `Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.

O Pe. Claudiano Avelino dos Santos, ssp, provincial dos Padres e Irmãos Paulinos, na sua homilia na Paróquia Santo Inácio e São Paulo Apóstolo, salientou o desejo e carinho do Bem-aventurado Pe. Tiago Alberione pela devoção a Jesus Mestre.

E prosseguiu:

A devoção a Jesus Mestre não coloca em evidência uma parte de Jesus. Não que eu esteja me desfazendo das outra devoções. Pelo contrário, é uma devoção que olha o todo do Senhor Jesus como Mestre e Pastor, Caminho, Verdade e Vida. Assim, quando reconhecemos Jesus como Mestre, nós nos tornamos seus alunos, seus discípulos. E desejamos aprender Dele tudo.

Algumas características deste “magistério” de Jesus: no evangelho de hoje, vemos e ouvimos os fariseus apresentando uma visão dúbia, com intenção maliciosa. A primeira coisa que podemos apontar é que, no tempo de Jesus, Ele apresentava o Evangelho com verdadeira autoridade e poder. Portanto, Jesus não estava preocupado com aparências. Longe disto, Ele criticava esta atitude. Ele deseja que a nossa santidade e justiça venha do fundo do coração e venha do empenho profundo do seguimento.

Tudo que Jesus apresenta é fruto de profunda união com o Pai pela oração. Nós também não devemos dar ênfase às aparências. Devemos aprender de Jesus esta verdadeira autoridade. Jesus era misericordioso e atendo às necessidades das pessoas. Ele olhava para as multidões e sabia a necessidades dela.

A escola de Jesus não é teórica. É a escola onde aprendemos a servir e cuidar uns dos outros. É isto que desejamos uns aos outros: servir e amar sem reservas, tomando a nossa cruz de cada dia”.

A Festa de Jesus Mestre , em São Paulo, foi realizada na Igreja Santo Inácio e São Paulo Apóstolo, Vila Mariana/SP, no dia 28 de outubro, sábado, às 16h. Abaixo disponibilizamos as fotos também das celebrações ocorridas nas comunidades das Pias Discípulas de Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ, Olinda/PE, Caxias do Sul/RS e Manaus/AM.

As celebrações nos diversos estados do Brasil onde a Família Paulina foi marcada pela comunhão e fraternidade. Em São Paulo, a Solenidade de Jesus Mestre foi marcada pelo Encontro Vocacional da Congregação dos Padres e Irmãos Paulinos, que aconteceu de 27 a 29 de outubro. Os vocacionados vieram para a celebração. Participaram os seguintes jovens: Marcos Vinicius (Sergipe); Vinicius Gabriel (Minas Gerais); Luan Antônio (São Paulo); Ronaldo Pereira (Rio Grande do Sul); Diego Almeida (Paraíba); Miguel Prevelato (São Paulo); Ueslei Cruz (São Paulo); Tiago Soares (Manaus); Alecsander Gonçalves (São Paulo).

Também, neste dia, agradecemos a Deus pelo ingresso nos Cooperadores Paulinos Amigos do Divino Mestre de mais cinco membros que fizeram as promessas: Mirlei Correa de Souza e Ednalva Maria de Melo Silva (Manaus); Jussara Ursulina Vasconcelos de Brito (São Paulo); e Luiz Fernando Domingos de Medeiros e Maria Aparecida Menezes da Costa (Rio de Janeiro).

Ao final da celebração em São Paulo, o pe. Claudiano deu a palavra para Ir. Marilez Furlanetto, provincial das Pias Discípulas no Brasil. Ela iniciou falando da Jussara, cooperadora paulina, que havia feito as promessas, como esta vocação da família que se alimenta da nossa espiritualidade para seguir o discipulado de Jesus Mestre e Pastor, Caminho, Verdade e Vida. A Jussara é filha de Ivete e Antônio, que já são Cooperadores Paulinos. É uma família que é próxima da espiritualidade paulina desde a Raposo Tavares, primeira comunidade e casa das Discípulas no Brasil. Por isto, as promessas da Jussara foram ainda mais emocionantes pelo caminho feito em família centrada no espírito de Jesus Mestre e Pastor, Caminho, Verdade e Vida.

Ir. Marilez, pddm, agradeceu ao pe. Claudiano, ssp, que presidiu a celebração, ao Pe. Danilo, ssp, pároco da Paróquia Santo Inácio e São Paulo Apóstolo e a todos os paroquianos que acolheram a Família Paulina.

Recordou também a fala do Bem-Aventurado Tiago Alberione: “configuremo-nos a Cristo, até chegarmos à perfeição a que somos chamados”.

E continuou:

Jesus nos faz sempre mais seus e suas discípulas. E Alberione tinha esta certeza e nos apresentou Jesus, o Divino Mestre e Pastor, Caminho, Verdade e Vida.

Nesta alegria compartilhamos o itinerário para a celebração do Centenário da Congregação que será no dia 10 de fevereiro de 2024. O que nos impulsiona neste período de preparação ao Jubileu é estarmos como as mulheres do Evangelho, nos passos de Jesus. Como Madalena, com seu testemunho, que nos diz: “Eu vi o Senhor!”.

Se vimos o Senhor, nos colocamos a caminho e testemunhamos com a Igreja, com os Amigos (Amigos do Divino Mestre), com a Família Paulina, com todos os que seguem esta escola do Divino Mestre, que há uma beleza neste encontro com Jesus. Mas também que há um envio. Por isto, afirmamos: “A beleza do encontro e a alegria do mandado deste projeto de Deus”.   

Assim, somos todos convidados a sermos discípulos missionários de Jesus. Parabéns para todos nós, aos jovens (presentes para o encontro vocacional dos paulinos) que temos a coragem de escolhermos o caminho de Jesus.

Que sejamos abençoados e que possamos contar sempre com a bondade e fidelidade de Deus nas nossas vidas, na nossa história, na história da Congregação e da Família Paulina. Obrigada a todos por esta participação nesta bela celebração”.

Na celebração de São Paulo, estavam presentes os Padres e irmãos Paulinos, as Irmãs Filhas de São Paulo, Irmãs Pastorinhas, Irmãs Apostolinas, Cooperadores Paulinos e Institutos Paulinos.

Após a celebração, houve uma pequena confraternização organizada pelas Pias Discípulas para celebrar o encontro entre família e a Solenidade de Jesus Mestre.

COMUNIDADES DE SÃO PAULO COM A FAMÍLIA PAULINA:

Festa de Jesus Mestre e Pastor

COMUNIDADE DIVINO MESTRE, BRASÍLIA/DF:

COMUNIDADE CRISTO REDENTOR, RIO DE JANEIRO/RJ:

COMUNIDADE DIVINO MESTRE, MANAUS/AM:

COMUNIDADE DIVINO MESTRE, OLINDA/PE:

COMUNIDADE DIVINO MESTRE, CAXIAS DO SUL/RS:

ENCONTRO ONLINE

No domingo, dia 29 de outubro, como todos os anos, a Província brasileira das Pias Discípulas do Divino Mestre se reuniu online para partilhar a vida. Neste ano, especialmente fomos motivadas, no espírito de comunhão, memória e gratidão, mergulharmos na preparação para a Celebração do Centenário da nossa fundação.

Por isso, a Equipe de Criação propôs que durante o mês de outubro cada Irmã buscasse, “nos seus tesouros”, fotografias, cartas, vídeos, escritos – ou mesmo alguma memória que queira deixar registrada – da sua caminhada na Congregação. O objetivo é fazer, para a festa do Centenário, uma exposição virtual com o material coletado.

Durante a live online, feita pelo Meet, as Irmãs e Cooperadores foram divididos em grupos para partilhar as belezas do caminho feito até agora e a projeção para os próximos 100 anos. Foi uma tarde leve e descontraída.

Ao final do dia, celebramos, cada uma na sua comunidade, o Ofício de Vésperas, terminando as festividades de Jesus Mestre.

Com o bem-aventurado Tiago Alberione invocamos Jesus Mestre: Ó Jesus, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de vós tudo espero. Ó Jesus verdade, que eu seja luz do mundo. Ó Jesus vida, vivei em mim, para que eu viva em vós. (Livro de orações da Família Paulina, p.186).

Invocações a Jesus Mestre

Jesus Mestre, santificai a minha mente e aumentai a minha fé.

Jesus, Mestre na Igreja, atraí todos à vossa escola.

Jesus Mestre, libertai-me do erro, dos pensamentos inúteis e das trevas eternas.

Ó Jesus, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de vós tudo espero.

Ó Jesus, caminho da santidade, fazei que eu seja vosso fiel seguidor.

Ó Jesus caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está no céu.

Ó Jesus vida, vivei em mim, para que eu viva em vós.

Ó Jesus vida, não permitais que eu me separe de vós.

Ó Jesus vida, fazei-me viver eternamente na alegria de vosso amor.

Ó Jesus verdade, que eu seja luz do mundo.

Ó Jesus caminho, que eu seja exemplo e modelo para as pessoas.

Ó Jesus vida, que minha presença leve em toda parte graça e consolação.

Acompanhe a Celebração Eucarística do dia da Solenidade de Jesus Mestre:

Outras informações sobre o CENTENÁRIO DA CONGREGAÇÃO DAS PIAS DISCÍPULAS DO DIVINO MESTRE:

Deixe um comentário